Data de Hoje
29 November 2024
Fotos: Reprodução / Internet

1% da população mais rica tem aumento na renda 182 vezes maior que a dos 10% mais pobres

O 1% da população mundial mais rica teve aumento na renda 182 vezes maior que a dos 10% mais pobres, entre os anos de 1988 e 2011. O dado consta no relatório ‘Uma economia humana para os 99%’, elaborado pela Oxfam e que deve ser apresentado nesta segunda-feira (16) em Davos, na Suíça.

De acordo com a Folha, é esperado que o primeiro trilhardário deverá aparecer em 25 anos.  Oito dos homens mais ricos do mundo concentram o mesmo patrimônio que 3,6 bilhões de pessoas juntas seriam capaz de reunir (metade mais pobre da humanidade, que detém 0,25% da riqueza global líquida), apontam os dados do levantamento.

“Os números mostram uma distorção do mercado provocada por essa concentração de riqueza, que aumenta a pobreza e piora o desempenho geral da economia”, avalia Katia Maia, diretora-executiva da Oxfam no Brasil.

O documento se baseia nas informações do Credit Suisse Wealth Report 2016 e na lista de super-ricos da revista Forbes, e evidencia o aumento da desigualdade econômica extrema. Há quatro anos, o mesmo fórum identificou o aumento da desigualdade econômica como uma ameaça à estabilidade social no planeta.

No lançamento do estudo, a Oxfam deverá iniciar um abaixo-assinado para pedir que o presidente Michel Temer (PMDB) se comprometa com reforma tributária e com combate à sonegação fiscal. Na avaliação da instituição, o sistema funciona para que o 1% mais rico da população fique cada vez mais rico.