10 motivos para você começar a nadar
Natação pode ser algo bem nostálgico, afinal, a maioria de nós praticava o esporte na infância. Mas todos deveriam pensar em voltar a nadar porque além de ser algo prazeroso, traz vários benefícios para a saúde. A natação ajuda a aumentar sua resistência física, melhora a flexibilidade, o humor e pode aumentar sua massa magra. Veja na galeria 10 motivos para você voltar a nadar!
Faz bem para a saúde Nadar propicia grande desenvolvimento da capacidade cardiovascular, isso é: aeróbica. Em entrevista a revista Glamour, Márcio Schiefer, do Instituto Nacional de Traumato-ortopedia e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo, afirmou que nadar melhora o fôlego. “O que traz muitas vantagens em atividades simples do dia a dia, como maior facilidade pra subir escadas ou ladeiras, ou, ainda, pra caminhadas longas”, afirma.
(Thinkstock)
Fortalece os músculos A natação proporciona grande desenvolvimento muscular, tanto dos membros superiores como dos inferiores.
(Thinkstock)
Emagrece Ainda segundo o cardiologista Márcio, quando a natação é encarada como um esporte “há queima de gordura corporal como combustível para o organismo que se exercita”, conta.
Evita impacto Para quem quer se exercitar mas sofre com problemas nos joelhos, tornozelos, pés ou quadris, a natação é vantajosa porque evita impacto. Diferente da caminhada e da corrida.
Deixa os ossos fortes Um estudo experimental divulgado em 2015 revela que a natação pode aumentar a massa óssea e acaba sendo uma maneira de combater a osteoporose.
(Thinkstock)
Calorias
A maior parte dos pesquisadores acredita que uma pessoa de estatura e peso medianos gasta, em média, entre 500 e 600 kcal por hora de natação.
(Thinkstock)
Ajuda em várias doenças Pressão alta, diabetes, asma e obesidade são algumas das coisas que podem ser tratadas com a natação.
(Thinkstock)
Procure um profissional Os especialistas só indicam que pessoas experientes nadem sozinhas. Isso porque você pode ganhar uma lesão ao fazer movimentos errados.
(Thinkstock)
Quem for iniciar no esporte pode praticar de duas a três vezes por semana.
(Thinkstock