Um novo balanço divulgado pelo Instituto do Meio-Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) apontou algumas regiões impróprias para banho no litoral da Bahia. Neste final de semana, 34 praias estão na lista da instituição, tanto de Salvador quanto do Litoral Norte, Costa dos Coqueiros, Costa do Cacau e Baía de Todos-os-Santos.
De acordo com o órgão, a rede de amostras para monitoramento da balneabilidade no estado possui 133 pontos por toda costa baiana. As amostras de água para análises são coletadas semanalmente, no período da manhã, em locais com maior concentração de banhista.
Neste período mais chuvoso, as chances das praias serem contaminadas por arraste de detritos diversos são maiores. Estes são carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças. Faça chuva ou faça sol, o Inema aconselha a não tomar banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.
Uma praia pode ser considera imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas apresentam resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2.500 coliformes termotolerantes ou 2.000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 mL de água.