Data de Hoje
21 December 2024

Prefeitura inaugura centro de reabilitação na Barra com capacidade para atender a 400 pessoas ao mês

*Prefeitura inaugura centro de reabilitação na Barra com capacidade para atender a 400 pessoas ao mês*

_Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS_
_Reportagem: Thiago Souza/ Secom PMS_

Salvador passa a contar com uma nova unidade voltada para a atenção à pessoa com deficiência. Nesta quarta-feira (4), a Prefeitura inaugurou o novo Centro Especializado em Reabilitação (CER) da Barra, que oferecerá assistência em reabilitação física e intelectual para pelo menos 400 usuários ao mês. O espaço, localizado na Rua Afonso Celso, será administrado pelo Instituto Occasio e contará com investimento anual de R$4,2 milhões para a operação.

“Este é o quarto CER que inauguramos na cidade. Um trabalho que se soma ao que a gente tem feito na educação, com apoio de diversas outras instituições sociais parceiras. No horário em que as crianças com deficiência não estiverem estudando, elas poderão vir receber atendimento com fisioterapeuta, com neuropediatra, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicólogo, assistente social. Portanto, este é um serviço completo para permitir que os pacientes possam ter mais autonomia mesmo tendo alguma deficiência”, destacou Bruno Reis.

Na prática, o novo CER oferecerá suporte a usuários com: comprometimentos físicos, neurológicos ou sensoriais, como amputações, paralisia cerebral, nanismo e deformidades congênitas ou adquiridas que dificultem o desempenho funcional; assim como aqueles com dificuldades no aprendizado ou no entendimento decorrentes de condições sindrômicas, lesões cerebrais e alterações cognitivas ou sensoriais.

De acordo com o secretário municipal da Saúde (SMS), Alexandre Reis, o investimento reflete o compromisso da gestão municipal com a ampliação e a qualificação da saúde complementar na capital baiana.

“A demanda de atendimento para pessoas com deficiência vem aumentando consideravelmente, e por isso o investimento está sendo feito nessa área. Esse CER funciona sob demanda regulada, ou seja, através das nossas unidades de saúde, mas também à demanda aberta. O município tem buscado ampliar os atendimentos para essa população que precisa desse serviço”, frisou.

*Estrutura* – As instalações do novo CER na Barra contam com 13 salas para atendimento, área de convivência, sala para atividades, entre outras. Serão beneficiadas famílias que vivem em localidades carentes próximas como Roça da Sabina, Calabar, Vila Brandão, entre outras regiões da cidade.

É o caso do bombeiro civil Cláudio Nilson Souza, 55 anos, morador do Nordeste de Amaralina. Pela manhã, ele levou o filho Cauan Lopes, 15, que tem paralisia cerebral, para ser atendido no local.

“Achei a estrutura ótima, o atendimento é excelente. Inclusive, saímos agora da sala da psicóloga. Espero que todo esse tratamento que ele vai passar aqui colabore para melhorar o desenvolvimento dele. Desde quando meu filho nasceu, faço esse acompanhamento de saúde. Antes a gente fazia fisioterapia na Apae, depois passou a ser no IBR e no NACPC, mas aqui o CER da Barra passará a ser esse ponto de apoio”, disse.

Ao todo, o novo centro de reabilitação conta com atuação de 25 profissionais envolvidos para atender à demanda, trabalhando com projeto terapêutico singular e multidisciplinar para acompanhamento dos pacientes. “Nós atendemos todas as idades, mas o público que tem chegado até o momento, basicamente, tem sido mais de crianças e adolescentes”, explicou Roberto Novaes, representante da Occasio e diretor geral do CER da Barra.

As outras três estruturas do tipo inauguradas pela Prefeitura na capital baiana estão no Subúrbio 360 (Coutos), Bairro da Paz e Cajazeiras XI. De acordo com o prefeito, mais duas unidades serão entregues em breve nos bairros de São Cristóvão e Pituba, ampliando as políticas de inclusão e cuidados das pessoas com deficiência que necessitam de reabilitação especializada.