99Pop gera revolta entre motoristas após prometer bonificação e reverter o dinheiro
Presidente da Câmara cogita possibilidade de abir investigação para apurar conduta da empresa
Motoristas de aplicativo que utilizam a plataforma 99Pop têm demonstrado preocupação com as cobranças indevidas feitas pela empresa de mobilidade. Os profissionais procuraram o PNotícias para denunciar que alguns acordos propostos pela companhia estão sendo descumpridos, o que tem causado prejuízo financeiro à categoria.
De acordo com um dos denunciantes, na semana passada a 99Pop lançou uma campanha de incentivo na qual o profissional parceiro receberia um bônus de R$ 20 a cada três viagens realizadas. Após cumprir os requisitos da proposta, o rapaz relatou ter sido surpreendido com uma mensagem da plataforma informando que teria ocorrido um “erro no sistema”, o impedindo de embolsar o valor conquistado.
“Essa semana a Pop colocou uma mensagem dizendo que houve um erro no sistema e que ia descontar todo dinheiro ganho pelo motorista por esse incentivo. No meu caso, eu ganhei R$ 100 e a empresa já começou a descontar a partir de hoje”, relatou.
Ainda de acordo com o motorista, a empresa foi infeliz em sua atitude, uma vez que os motoristas não têm responsabilidade sobre inconsistências no sistema: “A gente não tem culpa do sistema, culpado foi quem programou ele, não somos nós. Agora ela está descontando. O que a gente receber de corrida no cartão, ela vai descontar”, afirmou.
Outro motorista prejudicado pela suposta falha sistemática da empresa relatou que o problema foi motivo para que ele e outros motoristas deixassem de trabalhar em conjunto com a plataforma: “Eu recebi R$ 40 e quando foi hoje, já estava o saldo de R$ 40 negativo lá na minha conta do aplicativo. Eu mesmo já parei até de rodar e muitos colegas também”, relatou Carlos, de 41 anos.
“Como se não bastasse ter diminuído as taxas, agora ainda querem descontar o incentivo. Por causa disso tive que devolver R$ 20, pense no absurdo. Quem se confiou nesse dinheiro se prejudicou e não foi pouco. Todo mundo ficou cheio de dívidas com essa última da Pop”, completou.
O PNotícias entrou em contato com um dos diretores do Sindicato dos Motoristas de Aplicativo da Bahia (Simactter-BA), Lucas Silva, que afirmou que está ciente da situação e já está “tomando as devidas providências legais para que, o mais rápido possível, a empresa possa corrigir o erro que ela cometeu com os motoristas”.
Quem também se manifestou sobre o caso foi o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior, que garantiu que a Casa oferecerá apoio aos profissionais: “Se as provas estabelecidas sinalizadas conforme os motoristas sinalizaram, nós vamos abrir uma Comissão de Inquérito na Câmara Municipal de Salvador (CMS)”, decidiu.
A reportagem entrou em contato com a 99Pop, que confirmou a ocorrência de um erro no sistema, mas defendeu que a subtração dos valores foi feita de maneira correta.
Leia a nota na íntegra:
“A 99 esclarece que, durante os dias 19 e 23 de agosto, realizou uma ação para ampliar os ganhos dos motoristas parceiros por meio de uma bonificação feita a cada três corridas realizadas na categoria 99Entrega. E isso foi feito.
Assim que identificado um erro no sistema, que contabilizou as corridas realizadas em todas as categorias da plataforma, diferente do que fora comunicado, a 99 enviou mensagem via SMS e criou um hotsite destinado aos motoristas parceiros esclarecendo a situação e reforçando a mecânica da promoção. Os valores foram debitados de quem não cumpriu a regra prevista”.
Fonte p Noticias