Data de Hoje
27 November 2024

MEC autoriza criação do curso de Medicina na Ufba, em Vitória da Conquista

Serão oferecidas inicialmente 45 das 80 vagas disponibilizadas pelo governo federal

O Ministério da Educação (MEC) autorizou a criação de 80 vagas no curso de Medicina, no campus da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Vitória da Conquista. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (2).

Serão oferecidas inicialmente 45 das 80 vagas disponibilizadas para o curso de Medicina da Ufba, que terá início no primeiro semestre de 2016. As vagas serão incluídas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

s alunos que prestaram o último Enem, realizado no mês de outubro deste ano, poderão concorrer às vagas do novo curso.

As aulas do primeiro semestre, por conta da greve que adiou a conclusão deste ano letivo, estão previstas para começar em junho de 2016.

O curso autorizado será avaliado periodicamente pela Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas (Camen).

Em julho deste ano, o Ministério da Saúde e o MEC anunciaram a abertura de 375 vagas em seis novos cursos de medicina de instituições privadas no Brasil. Na Bahia,foram selecionadas as instituições Faculdade Estácio de Alagoinhas, Faculdade Pitágoras de Medicina de Eunápolis, Faculdades Integradas Padrão de Guanambi, Faculdade Santo Agostinho de Itabuna, Faculdade Ages de Medicina de Jacobina e Faculdade Estácio de Juazeiro.  Em contato com o CORREIO, o MEC não informou quantos destes estão em funcionamento. Após a publicação, as faculdades teriam de três a 18 meses para colocar os cursos em pleno funcionamento.

Já em agosto, na Bahia, o MEC autorizou a criação de nove cursos em geral, totalizando 1.680 vagas. Seis deles foram em Salvador, dois em Vitória da Conquista e um em Riachão do Jacuípe. A maioria destes cursos autorizados foram da área de exatas, em faculdades particulares.