Veja programação completa de celebração no dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia
Celebração acontece amanhã (8), no Comércio com procissão nas ruas e missas durante todo o dia nas paróquias.
A capital baiana celebra, nesta terça-feira (8), o Dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira da Bahia. A data é feriado em Salvador, mas não no interior do estado. Tradição mantida por fiéis há mais de quatro séculos, a celebração católica é realizada no bairro do Comércio, com missas, alvoradas e procissões em homenagem à santa. Todos os anos, a comemoração reúne milhares de baianos e turistas.
Em Salvador, a programação acontecerá em quatro locais: Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia (Comércio), Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Itapuã), Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Periperi) e Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Lapinha).
A Basílica da Conceição da Praia terá missa solene presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, às 9h. Após a Celebração Eucarística haverá uma procissão pelas ruas do Comércio e, ao retornar, os fiéis receberão a Bênção Solene do Santíssimo Sacramento.
Na Paróquia Nossa Senhora da Conceição da Praia, em Itapuã, às 6h acontecerá uma alvorada festiva em vários pontos do bairro, oração de Laudes e Ofício de Nossa Senhora. Uma procissão solene com a imagem de Nossa Senhora terá início às 16h30, saindo da Igreja Matriz, passando pelas principais ruas do bairro. A Missa Solene em honra a padroeira e de encerramento da Festa Jubilar, de 150 anos da paróquia, será também celebrada por Dom Murilo, às 18h.
Em Periperi, serão celebradas missas às 7h (presidida pelo bispo auxiliar, Dom Estevam dos Santos Silva Filho), 9h (presidida pelo bispo auxiliar Dom Marco Eugênio Galrão) e 12h (celebrada pelo padre Carlos Augusto). Às 15h, os fiéis se reunirão para recitar o Terço da Misericórdia. A Missa Solene em homenagem a Nossa Senhora da Conceição terá início às 17h.
Na Lapinha, a partir das 17h, acontecerá uma procissão solene, com concentração no Largo da Soledade, seguindo até a Igreja Matriz. A missa solene será celebrada às 18h.
Imaculada Conceição
A Imaculada Conceição é, segundo o dogma católico, a concepção da Virgem Maria sem o pecado original. A crença diz que, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria estava cheia de graça divina.
A festa de Nossa Senhora da conceição é comemorada no dia 8 de dezembro porque foi quando o Papa Pio IX proclamou como verdade de fé, em 1854, o dogma da Conceição de Maria.
Na Bahia, a proclamação de santa como Padroeira do Estado foi uma conquista de Dom Avelar Brandão Vilela, Arcebispo do período, que fez a proclamação em nome do Papa Paulo VI.