Léo de Deus é primeiro nadador brasileiro com índice para 2016
Marca é alcançada nos 200m costas, em seletiva realizada em Santa Catarina
O nadador do Corinthians Leonardo de Deus obteve nesta quarta-feira o índice olímpico para participar dos Jogos Rio-2016. É o primeiro brasileiro a conseguir. Ele nadou os 200m costas em 1m57s43 (o índice é de 1m58s22). A marca foi alcançada em competição em Palhoça (SC), na primeira seletiva olímpica da natação. Como o Brasil tem direito a inscrever dois atletas por prova, o tempo de Leo não o garante nas Olimpíadas, já que havendo mais de dois com índice a decisão será por quem tiver sido mais rápido. A vantagem dele é que já tira um peso do ombro.
– Eu e meu técnico traçamos a estratégia de forçar de manhã para conseguir longo este índice, até porque minha principal prova é somente no sábado, os 200m borboleta, e não quero me desgastar tanto – disse o nadador ao site da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos). – Estou feliz. Para um ano com tantas competições, chegar na última da temporada e fazer o melhor tempo do ano, é satisfatório – comentou Leonardo, que classificou a temporada 2015 como desgastante.
A próxima e última seletiva, além da que acontece até domingo e que vale como Campeonato Brasileiro Sênior, será em abril, durante o Troféu Maria Lenk. O Brasil está classificado para a Rio 2016 em quatro dos seis revezamentos olímpicos: 4x100m livre masculino e feminino; 4x200m livre feminino; e 4x100m medley masculino. Os resultados foram obtidos durante o Mundial de Kazan, em agosto.
– Queria nadar na casa de 1m56s, mas acho que 1m57s baixo já me garante no ano que vem – acredita Leonardo de Deus.