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25 September 2024

Integração entre metrô e ônibus urbanos terá início em janeiro

Sistema começará a funcionar no dia 2 de janeiro nas estações da Lapa, Acesso Norte e Retiro; tarifa será R$ 3,30 e servirá para os dois modais

A integração entre o metrô de Salvador e os ônibus do sistema coletivo começará no dia 2 de janeiro a partir das estações Lapa, Acesso Norte e Retiro. Segundo o secretário Fábio Mota, titular da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), dez linhas e 55 ônibus farão aintegração entre os modais, que deverá ter tarifa no valor de R$ 3,30.

Das dez linhas que iniciarão o sistema de integração, quatro sairão da estação Retiro: Capelinha –Lapa-Campo Grande, Fazenda Grande do Retiro-Lapa, São Caetano-Lapa, Bom Juá-Lapa. Na estação Acesso Norte serão três linhas: Pernambués-Lapa, Resgate-Lapa, Vale dos Rios/Stiep-Lapa. Já na estação da Lapa, os passageiros terão acesso às linhas Lapa-Chame-Chame, Lapa-Barra Avenida/Barra, Lapa-Garibaldi/Ondina. “A integração será feita inicialmente nessas estações e será ampliada de forma gradativa, mediante estudo de alimentação (do metrô)”, disse o secretário.

Segundo o titular da pasta de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur), Carlos Martins, a cobrança da tarifa de integração deverá ser feita através de um cartão, que já poderá ser adquirido a partir de segunda-feira (21) nas estações do metrô – embora a operação comercial do modal só comece no próximo dia. Atualmente, o metrô atua em operação assistida, gratuitamente, nas estações Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Retiro, Acesso Norte e Bom Juá e Bonocô. Apenas a estação Pirajá, que será inaugurada na próxima terça-feira (22), permanecerá em operação assistida até o mês de abril.

“O cartão servirá para os dois sistemas, mas inicialmente contemplará as linhas de ônibus que estão listadas na integração. O passageiro que pegar o metrô na Lapa terá, por exemplo, duas horas para pegar um ônibus de uma das linhas da integração pagando apenas uma vez. Esse tempo é o mesmo que o passageiro tem hoje para fazer a integração entre os ônibus. Não modificamos isso”, explicou Martins.

O custo de adesão do cartão, bem como a situação das demais linhas que não foram contempladas pela integração não foram divulgadas. Procurada pelo CORREIO, a CCR Metrô Bahia, empresa que administra o sistema, informou que aguarda a publicação de um decreto para informar o funcionamento da integração. A assessoria de comunicação da Sedur informou que detalhes sobre o funcionamento do cartão serão apresentados antes do início da operação comercial. A assessoria não informou em qual data a apresentação ocorrerá.

Repasses
Questionado sobre a parte da tarifa que será repassada para o metrô e para as empresas de ônibus, o secretário Carlos Martins informou que ainda não há uma definição a esse respeito. Já em relação a repasses de subsídios do governo para o sistema, Martins esclareceu que serão pagas “contraprestações” que manterão a operação do sistema.

“A passagem de R$3,30 não cobre totalmente os custos (de operação). Como se trata de uma PPP (Parceria Público Privada), o estado pagará o restante dos custos, que levará em conta o cálculo que considera o investimento feito no sistema (metroviário), o número de passageiros e o tempo da parceria, que é de 30 anos”, explicou Martins. “99% das negociações já estão concluídas, o 1% restante é justamente a questão de quanto do valor será dividido para cada um (metrô e empresas de ônibus). Isso será definido até amanhã”, completou.