Ambulantes protestam na rótula da feirinha em Cajazeiras X
Na manhã de quinta-feira (17), após intervenção de prepostos da prefeitura de Salvador responsáveis por fiscalizar o comércio informal, ambulantes que estavam comercializando nas imediações da rótula da feirinha, em Cajazeiras X, tiveram as suas mercadorias apreendidas e também notificados, além de informados que não poderiam mais ser utilizadas as calçadas para comércio na região. Após a operação um grupo de cerca de 15 ambulantes iniciou um protesto com queima de pneus e outros objetos, causando tumulto no local, o que causou um grande engarrafamento, a Policia Militar foi acionada para conter os ânimos e liberar o trânsito, que só voltou a normalidade por volta das 13 horas.
Os manifestantes alegam que não foram contemplados no processo de seleção para ocupar os boxes no Mercado Municipal de Cajazeiras, inaugurado a pouco mais de 15 dias. Alguns informaram que apesar de serem contemplados, as vendas caíram muito devido a mudança e desta forma tentaram retornar para o antigo local onde realizavam as suas atividades.
O mercado municipal de Cajazeiras, localizado em Cajazeiras X, ao lado da 13 delegacia, teve o projeto desenvolvido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) orgão ligado à prefeitura de Salvador, em uma área de aproximadamente 4 mil m². O local é administrado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).
A estrutura tem 133 boxes, 80 deles exclusivos para feirantes, dispostos em dois pavimentos. Os demais estão divididos em atividades como açougue, frios, restaurantes, floricultura, barbearia e serviços. A estrutura conta também com 69 vagas de estacionamento Zona Azul. O objeto do equipamento foi proporcionar o ordenamento do comércio informal na região, e oferecer mais conforto e segurança para população de Cajazeiras.