Réveillon terá esquema especial de trânsito; confira
Alguns espaços estarão disponíveis para estacionamento, barreiras e desvios serão instalados nos principais pontos da cidade e linhas adicionais com roteiros especiais na área do transporte público serão ofertadas
Alguns espaços estarão disponíveis para estacionamento, barreiras e desvios serão instalados nos principais pontos da cidade e linhas adicionais com roteiros especiais na área do transporte público serão ofertadas. Segundo a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), 66 linhas diárias terão horário estendido até 7h da manhã seguinte entre os dias 28 e 31 e até meia-noite no dia 31.
No bairro Comércio, a interdição do tráfego será entre os dias 28 e 31 de dezembro, das 17h a 5h, e no dia 1º de janeiro, das 14h à meia-noite. O perímetro de segurança de trânsito será da Avenida Contorno, a partir do Solar do Unhão até a Praça da Inglaterra, incluindo a Ladeira da Montanha, com exceção do transporte público (ônibus e táxi), até as 20h.
Noventa e nove prepostos do órgão, entre coordenadores de área, supervisores e agentes de trânsito, formam a operação, utilizando 37 viaturas (33 automóveis e quatro motos). Oito guinchos, 370 cones e 52 prismas complementam a atividade.
Estacionamento
A Transalvador oferecerá 1.262 vagas de Zona Azul, distribuídas em 11 áreas. As cartelas terão valor fixo de R$ 20, sem prazo de permanência dos veículos nos locais. Estacionamento fechado da Praça Castro Alves com 102 vagas.
Também serão disponibilizadas vagas ao longo da via pública nos seguintes locais: Av. da França – da Rua Estado de Israel à Rua da Argentina, com 500 vagas; pista da esquerda da Av. da França (áreas regulamentadas e transversais, excluindo a Rua da Polônia e Praça da Inglaterra), com 80 vagas; áreas de recuo da Av. Estados Unidos, com 150 vagas; Av. Lafayette Coutinho (Contorno), no trecho compreendido entre o acesso à Rua Banco dos Ingleses e o semáforo do Solar do Unhão, em ambos os sentidos, com 85 vagas; nos dois lados da Av. Sete de Setembro até a Praça Castro Alves, com 150 vagas; nos dois lados da Rua Carlos Gomes, com 100 vagas; Rua Chile, lado direito até a Rua do Tira Chapéu, com 15 vagas; Ladeira da Praça, com 30 vagas; Ladeira do Gabriel, com 20 vagas; Largo Dois de Julho, com 30 vagas.
O estacionamento será proibido em todos os dias da festa, das 17h às 6h, nos seguintes locais: Rua Conceição da Praia; Rua Conselheiro Dantas, entre a Rua Pinto Martins e Rua dos Ourives; Rua Santos Dumont; Rua do Corpo Santo; Rua dos Algibebes; Rua Guindaste dos Padres, entre a Rua Pinto Martins e Rua Álvares Cabral; Av. da França, pista esquerda, entre a Rua Estado de Israel; e a Rua da Suécia.
Ônibus
As linhas que trafegam pela Avenida da França com destino ao Campo Grande e Lapa, tendo como vetor de direção a Avenida Contorno e Montanha, retornarão na Avenida da França/Praça da Inglaterra/Avenida Estados Unidos, sentido Túnel Américo Simas.
As linhas que trafegam pelo Campo Grande e pelo Vale do Canela com destino ao Elevador Lacerda/Comércio, tendo como vetor direção a Av. Contorno, seguirão pelo Politeama/Piedade/Av. Joana Angélica/Nazaré/Túnel Américo Simas/retorno pela Av. da França, Praça da Inglaterra e Av. Estados Unidos.
As linhas que passam pela Piedade/Politeama com destino ao Elevador Lacerda/ Comércio, tendo como vetor direção a Av. Contorno, seguirão por: Campo Grande/retorno no Politeama/Piedade/Av. Joana Angélica/Nazaré/Túnel Américo Simas/retorno na Av. da França – Praça da Inglaterra/ Av. Estados Unidos. As linhas que seguem pela Av. Sete de Setembro e Rua Chile com destino ao Terminal da Rua das Vassouras farão retorno na Casa de Itália.
Já aquelas linhas que retornam na Lapa com destino ao Elevador Lacerda/Comércio – tendo como vetor de direção a Av. Contorno – seguirão por: Vale dos Barris/Politeama (Orixás Center), Vale dos Barris, Av. Vasco da Gama (Dique), Túnel Américo Simas/retorno pela Avenida da França – Praça da Inglaterra/Av. Estados Unidos/Jequitaia.
Barreiras
Para a queima de fogos na Barra, a Transalvador informou que não fará muitas modificações na região, já que a queima de fogos será no Farol e o público se concentrará no calçadão. Barreiras fixas serão montadas no local e opções de estacionamento serão disponibilizadas para as pessoas que vão curtir o espetáculo.
Lá, o perímetro de segurança de trânsito irá do Farol da Barra ao Clube Espanhol, e a circulação dos veículos ocorrerá nos seguintes trajetos: sentido Ondina – Rua Afonso Celso, Rua Miguel Bournier, Av. Centenário e Rua Sabino Silva; sentido Porto da Barra – Av. Oceânica, Rua José Sátiro de Oliveira (Morro do Gato), Av. Centenário e Rua Augusto Frederico Schmidt.
A interdição do tráfego na Barra acontecerá entre as 20h do dia 31 de dezembro e as 2h do dia 1º de janeiro. Serão montadas seis barreiras móveis de interdição de tráfego e disponibilizadas 337 vagas de Zona Azul, ao preço único de R$20.
No restante da cidade serão instaladas barreiras fixas em 21 diferentes pontos: Rua Chile x Rua Pau da Bandeira; Ladeira da Conceição da Praia x Ladeira Montanha; Ladeira da Preguiça x Rua Manuel Vitorino (ao lado da 16ª CIPM); Rua Pinto Martins x Rua do Corpo Santo; Rua Pinto Martins x Rua Santos Dumont; Rua Portugal x Rua Frederico Castro Rebelo; Rua Santos Dumont x Rua Lauro Muller; Av. Estados Unidos x Rua da Noruega; Av. Estados Unidos x Rua da Espanha; Av. Estados Unidos x Rua da Holanda; Av. Estados Unidos x Rua da Argentina; Rua da Grécia x Rua Miguel Calmon; Av. Estados Unidos x Rua da Suécia; Av. Jequitaia x Rua da Suécia; Av. da França (pista esquerda) x Centro Náutico; Ladeira do Gabriel x Acesso à Av. Lafayete Coutinho; Ladeira da Preguiça x Rua Visconde de Mauá; Av. da França x duas ligações entre as pistas; Rua Conselheiro Dantas x Rua dos Ourives; Rua dos Algibebes x Rua dos Ourives; e Rua dos Ourives x Rua Álvares Cabral.
Já as barreiras mistas, que são bloqueios apenas para veículos de grande porte, serão instaladas em dois pontos: Campo Grande x acesso ao Vale do Canela e Rua do Forte de São Pedro x Rua Gamboa de Cima. As barreiras móveis estarão em outros 17 pontos detalhados abaixo:
– Praça Castro Alves x Edifício Sulacap (só no dia 31): o tráfego será desviado para a Rua Carlos Gomes;
– Praça Castro Alves x Ladeira da Montanha (parte alta): monitoramento do tráfego e autorização do acesso de veículos credenciados no contra fluxo mediante contato com a equipe da parte baixa;
– Ladeira da Montanha x Rua Pinto Martins (parte baixa): monitoramento do tráfego e autorização do acesso de veículos mediante contato com a equipe da parte alta;
– Vale do Canela x Viaduto Menininha do Gantóis: desvio do tráfego para o Campo Grande;
– Av. Contorno x Solar do Unhão: desvio do tráfego para o Largo dos Aflitos, permitindo acesso de táxis e veículos com destino à Marina;
– Av. Contorno x Restaurante Amado: proibição do acesso de veículos à Praça Cairu;
– Rua Pinto Martins x Rua Portugal: permissão de acesso apenas a veículos credenciados;
– Rua Engenheiro Oscar Pontes x Av. da França: desvio do tráfego para pista da esquerda;
– Av. da França x Rua Estado de Israel: cobrança de cartela Zona Azul;
– Av. da França x Rua da Suécia: desvio do tráfego para túnel, só permitindo acesso de veículos para o estacionamento;
– Av. da França x Rua da Polônia: proibido estacionamento na Rua da Polônia e desvio de veículos sem cartela Zona Azul;
– Av. da França x Praça da Inglaterra: desvio para Praça da Inglaterra, a fim de preservar área para ponto de táxi;
– Av. da França (pista da direita) x Rua da Argentina: acesso permitido apenas a veículos credenciados;
– Av. da França x Centro Náutico: limitação do estacionamento especial;
– Rua Miguel Calmon x Rua Pinto Martins (Praça da Inglaterra): acesso de ônibus e táxi até o horário permitido;
– Rua da Bélgica x Rua Miguel Calmon (ao lado do Mercado Modelo): orientação de passagem de veículos credenciados;
– Rua da Bélgica x Av. Estados Unidos (atrás do Mercado Modelo): orientaç~çao de saída de veículos credenciados.