Fundação Cultural oferece cursos de dança e música durante o verão
A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), por meio do Centro de Formação em Arte, está oferecendo 26 opções de cursos de dança e música em Salvador. As inscrições foram abertas nesta segunda-feira (4) e podem ser feitas até o dia 10, na sede do centro de formação, localizada na rua do Bispo, no Pelourinho, das 9h às 17h. Alguns cursos não exigem conhecimento específico ou qualquer tipo de experiência na área. As aulas começam ainda em janeiro e seguem durante o verão, com preços variados.
Realizados no período em que a cidade recebe milhares de visitantes, os cursos são também abrem a oportunidade para que os turistas possam participar. Segundo a diretora do centro de formação, Marle Macedo, desde que os cursos de férias começaram, em 2007, a procura é grande por pessoas de outros estados e de outros países.
“Todos os anos recebemos um número muito grande de solicitações de pessoas de fora, pela experiência que oferecemos aqui e pelos profissionais qualificados que ministram os cursos, além da procura de bailarinos profissionais. É grande o número de jovens amantes da dança e da música, bem como de outras áreas, que não têm vivência com esse tipo de arte necessariamente”, explicou a diretora.
Novidade em 2016
As novidades deste ano são as primeiras turmas do curso de férias de música, que oferece vagas para técnicas de arranjo aplicadas à música popular brasileira, estudos aplicados de samba reggae para bateria, música da infância e técnicas de digitação do baixo elétrico.
Para estas aulas, que começam na próxima segunda (11) e se estendem até o mês de março, é necessário que o aluno possua algum conhecimento prévio dos instrumentos ou da proposta de cada turma. Os valores e a duração de cada curso podem ser consultados na sede do centro.
Escola de Dança
Já na Escola de Dança da Funceb, também localizada no Pelourinho, é possível escolher entre 22 opções de aulas, a exemplo de dança dos blocos afro, dança do ventre, tango, alongamento e movimento autêntico. Os alunos não precisam ter experiência e nem passam por audição.
Cada uma das turmas é formada por até 25 alunos, divididos pelos professores nos níveis iniciante, intermediário e avançado. Esse é o décimo ano de realização dos cursos de dança e uma oportunidade para pessoas de todas as idades, desde os adolescentes até os bailarinos experientes, que desejam aprender novos formatos e trocar experiências.
BTCA
Ainda dentro da proposta de cursos de férias, o Balé do Teatro Castro Alves (BTCA) oferece dois workshops gratuitos e abertos ao público. Entre estrangeiros, estudantes, bailarinos profissionais, professores de diferentes estilos de dança e atores, os bailarinos Tutto Gomes e Leandro Oliveira comandaram o primeiro deles, na manhã desta segunda (4).