Adab orienta descarte de animais mortos por raio
O diretor de Defesa Animal da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Rui Leal, enviou técnicos para a fazenda onde 15 cabeças de gado morreram atingidas por raio no distrito de Ibiaporã (292 km de Salvador), a fim de orientar sobre o descarte dos animais vitimados, nesta terça-feira, 5. O caso aconteceu durante as fortes chuvas da segunda-feira, 4.
“A orientação é que os animais sejam incinerados ou enterrados em valas com cal”, explicou Rui para o propritário da fazenda. Ainda segundo ele, a carne dos animais não deve ser consumida.
Além disso, a Adab falou sobre a prevenção de acidentes. A agência orienta os criadores a fazer o aterramento correto das cercas para evitar que ao serem atingidas por raios a carga elétrica se propague, atingindo o gado.
Chuvas
O temporal, com ventos fortes, relâmpagos e trovões que atingiu a região de Mundo Novo nesta segunda causou, ainda, quedas de energia e os fortes ventos destelharam algumas casas.
A previsão para a cidade nesta terça é de tempo nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, segundo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A temperatura deve variar de 18º C a 38º C. A situação deve durar até o fim de semana.