Aladilce promete endurecer discurso contra a gestão do prefeito ACM Neto
Com o desafio de fortalecer a bancada na Câmara de Salvador, a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) assumiu a liderança da oposição. A expectativa é que a comunista endureça o discurso contra a gestão do prefeito ACM Neto (DEM) que, na visão dela, tem diversas “falhas”.
Em entrevista à Tribuna, a vereadora disse que lutará pela independência e autonomia da Casa Legislativa em relação à prefeitura. “A bancada do prefeito não consegue compreender o papel da Câmara. [Os governistas] estão subordinados ao Executivo, aprovam projetos sem nenhuma discussão. Não podemos dizer ‘amém’ a tudo que o prefeito manda”, disse a comunista, dando uma amostra de como será sua atuação como líder do grupo oposicionista.
Para o presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, a alternância da liderança é bastante positiva. Ele descartou a possibilidade do PT ficar apagado na Câmara com uma comunista comandando a oposição. “Não acredito nisso. O PT quando esteve à frente da bancada não ofuscou nem o PCdoB, e nem os outros partidos da oposição”, analisou.
O petista também rejeitou a hipótese de que Aladilce terá problemas no diálogo com os oposicionistas e a gestão municipal, como acreditam alguns governistas. “Ela só tem dificuldade de dialogar com autoritários e arrogantes. Ninguém da oposição tem esse perfil. Se primarem [o Executivo Municipal] pela transparência e boa gestão, Aladilce saberá dialogar”, comentou. Para a comunista, a crítica dos aliados de Neto é “infundada”. “Já fui líder da oposição. Quem fala isso precisa mostrar em que situações eu deixei de dialogar. Nunca tive essa dificuldade”, disse.
O vice-líder do governo na Câmara, vereador Leo Prates (DEM), disse esperar que a comunista coloque “os interesses da cidade acima dos interesses políticos e partidários”. “Ela se mostrou até agora muito atuante, mas agora vai ter que mostrar a responsabilidade de coordenar e orientar uma bancada de 15 vereadores. É o grande desafio da carreira dela”, avaliou o democrata, ressaltando que para o prefeito nada vai mudar com a nova liderança.
Governo diz que não há preocupação com mudança
Quando começou a discussão sobre a possibilidade de Aladilce liderar a oposição, o vereador Joceval Rodrigues (PPS), líder do governo na Casa, afirmou que isso não preocupava o governo. Destacou ainda que a comunista substituiria o vereador Suíca à altura.
Nos bastidores, comenta-se que petistas estariam articulando uma ofensiva na Casa Legislativa para tentar desgastar a imagem do prefeito ACM Neto antes do início das eleições municipais deste ano. A tática é tentar reduzir ao máximo a popularidade do democrata que, segundo pesquisa do Instituto Paraná Pesquisa, hoje é de 84,7%, liderando isoladamente o ranking de melhor prefeito entre 13 capitais.
O petista Everaldo Anunciação negou que tenha ocorrido uma discussão para montar uma cruzada contra o gestor municipal. “Sou o presidente e posso assegurar que essa pauta não aconteceu. Isso não existe”, garantiu.