Marina Ruy Barbosa relata assédio e confirma: “Toda mulher acha que a culpa é dela”
A jovem atriz Marina Ruy Barbosa, famosa pelo cabelão ruivo e por já ter uma trajetória de dez anos na televisão, apesar dos 20 anos de idade, veio à público para relatar que nem o reconhecimento público é capaz de blindar uma mulher contra o assédio. Em entrevista à revista Marie Claire, da qual é a capa de janeiro, Marina relatou episódios de abuso e confirmou o óbvio. Como tantas mulheres vítimas de agressões machistas, Marina também se sentiu culpada.
— Quando visto saia ou vestido nos eventos de trabalho, costumo usar um short por baixo para evitar cliques indiscretos. Numa das poucas vezes em que não fiz isso, um cara se aproximou fingindo ser jornalista. Ele estava com uma câmera e, sem que eu percebesse, filmou por baixo da minha saia. Pouco tempo depois, as imagens da minha calcinha estavam espalhadas na internet. Chorei muito, fiquei me culpando por não ter colocado o short, como sempre faço. Foi horrível, porque toda mulher acha que a culpa é dela. E não é!
Não é mesmo. É preciso entender, de uma vez por todas, que todo abuso tem um único culpado: o agressor. É importante que uma figura pública como Marina admita essa dor, esse trauma, para que outras garotas como ela possam tirar de cima de si esse peso. Já passou da hora de as mulheres entenderem que têm direitos sobre si mesmas, e que nada do que façam ou vistam justifica o assédio. E que os homens consigam perceber que a menina estar de sainha, sem shortinho por baixo, não dá a eles o direito de bolinar a moça.
E, não, Marina, a culpa não é sua! Nem de nenhuma garota que sofre abuso, assédio, estupro. Culpado é quem abusa, assedia e estupra.