Data de Hoje
25 September 2024
Fies e devotos ao Santo lotam a Cidade Baixa/ Foto Mara Silvany- Click Notícias

Devotos lotam o cortejo da lavagem do Bonfim

A Cidade Baixa foi tomada pela cor branca durante a realização do cortejo da Lavagem do Bonfim nesta quinta-feira (14). Entre a Conceição da Praia, no Comércio, e a Colina Sagrada, no Bonfim.

Estão presentes vários vereadores, deputados, o prefeito ACM Neto a vice-prefeita Célia Sacramento, o Governador Rui Costa e seu vice-governador Joao Leão, além dos fies e devotos do Santo. Contamos também com a presença da apresentadora e atriz Regina Casé que junto com a família compareceu a missa. Estão presentes diversos órgãos municipais, secretários municipais, candidatos a prefeitura. Uma das maiores e mais antigas festas populares e religiosas da cidade.  

De acordo com a Empresa Salvador Turismo (Saltur), órgão responsável pela estrutura de sonorização da festa, este ano a festa foi abrilhantada com queima de fogos em quatro pontos no trajeto do cortejo. O espetáculo pode ser visto nas imediações do Mercado Modelo, no viaduto localizado nas proximidades do Mercado Popular de Água de Meninos, na Estação Ferroviária da Calçada, no Largo de Roma e no alto da Colina Sagrada.

A iluminação na Avenida Luiz Tarquínio, no entorno da Colina Sagrada e na da Ladeira do Monte Serrat foi reforçada através da Secretaria de Ordem Pública (Semop).

Já a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) montou um esquema diferenciado de limpeza para a região nos próximos dias. Apenas no dia da Lavagem do Bonfim serão utilizados 16 compactadores, 22 caminhões, dois ônibus, cinco caminhões pipa, duas carretas pipa e 372 sanitários químicos posicionados em pontos estratégicos da festa. Atuarão nesta data aproximadamente 600 profissionais entre agentes de varrição, coleta, lavagem, encarregados, coordenadores e motoristas de operação. O esquema será mantido proporcionalmente até segunda-feira (18), quando ocorre a Festa da Ribeira.

Saúde e trânsito – Para o atendimento médico dos fiéis, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibilizará um módulo assistencial ao lado da Colina Sagrada, com funcionamento das 10 às 22h. A ambulância do Samu 192 ficará disponível no módulo para possíveis remoções nas ocorrências que necessitarem de transferências. Já as Unidades de Pronto Atendimento de San Martin, Barris e Valéria estarão de prontidão durante a festa, servindo de apoio para os casos de maior complexidade.

A Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) vai iniciar o ordenamento do trânsito a partir de 1h da quinta-feira (14). A partir deste horário, estarão proibidos a circulação e o estacionamento de veículos, exceto os liberados para o cortejo, na Avenida Lafayette Coutinho (Contorno) e Rua da Conceição da Praia. Também estarão proibidos o estacionamento e a circulação de veículos nas principais vias entre o Comércio e o Bonfim.

A Operação Carga e Descarga poderá ser realizada até às 6h do dia da festa, e no dias 15 a 15, das 8 às 14h. Os veículos destinados aos serviços públicos, a exemplo da operação de trânsito e transporte, bombeiros, ambulâncias e polícias, além de prioridade terão livre trânsito e estacionamento, quando devidamente identificados e estiverem em serviço.

Transporte e publicidade – A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) vai disponibilizar frota de dias úteis de todas as linhas do sistema de transporte coletivo de Salvador, ou seja, os cerca de 2.700 veículos estarão circulando na cidade. As dezenove linhas que atendem à região do evento vão prolongar o horário final de atendimento das 19h para as 23h. Além disso, a Semob está disponibilizando para os usuários 18 ônibus extras da frota reguladora, para auxílio no retorno à casa após as comemorações. Os veículos estarão disponíveis das 16h às 23h, a partir do Largo do Papagaio, para atender à demanda.

Religiosidade – Com o tema deste ano, “Vinde todos à Mansão da Misericórdia”, a Lavagem do Bonfim terá início às 8h, saindo da Conceição da Praia, no Comércio, em direção à Colina Sagrada. Fiéis com camisas padronizadas darão início ao percurso, sendo seguidos pelo tradicional cortejo das baianas.

Em frente à Basílica do Bonfim, membros da igreja receberão os peregrinos ao som de cânticos religiosos para dar início à celebração, que será ministrada pelo pároco Edson Menezes. A lavagem do adro pelas baianas está prevista para as 12h. Após esse ritual, a imagem peregrina do Senhor do Bonfim ficará próxima à porta principal da Basílica Santuário para veneração pública dos fiéis até às 18h.

Click Notícias