Data de Hoje
21 September 2024
Eduardo Cunha (PMDB-RJ) / Foto: Dida Sampaio - Estadão Conteúdo

Eduardo Cunha procura aliado de bancada durante recesso parlamentar

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), desconsiderou o recesso parlamentar e continua trabalhando com objetivo de eleger um líder da bancada do seu partido que possa ajudá-lo a se livrar da cassação do seu mandato. O processo corre no Conselho de Ética da Casa desde outubro do ano passado e foi requerido por deputados do Psol. No pedido, os parlamentares alegam que Cunha mentiu à CPI da Petrobrás ao negar que tivesse contas secretas em bancos do exterior, comprovadas mais tarde pelas instituições financeiras.

Cunha tem chamado deputados do PMDB para conversar e apela para o companheirismo partidário ao pedir votos para qualquer um dos candidatos a líder, Hugo Mota (PB) ou Leonardo Quintão (MG). Cunha quer um líder aliado com os seus propósitos. O principal deles, é barrar o processo no Conselho de Ética, e para isto, precisa do líder maios da bancada a Câmara, hoje com 68 deputados.

Foi Cunha que incentivou e articulou o lançamento da candidatura do deputado Hugo Mota à liderança. Há uma semana a disputa envolvia os deputados Leonardo Quintão e o atual líder Picciani. O objetivo do grupo dissidente do PMDB com o lançamento de Mota é tentar dividir os votos conquistados por Picciani, provocar um segundo turno na votação e aumentar as chances de um nome contra o Palácio do Planalto.

As inscrições estão marcadas para 3 de fevereiro e a votação está prevista para o dia 13. As datas são contestadas pela ala dissidente que pretende realizar a votação interna já em 3 de fevereiro, segundo dia deste ano legislativo.

Por Click Notícias