Com Florence na disputa, PT buscará acordo para escolher novo líder da Câmara
Os deputados federais do PT se reunirão no início da próxima semana para definir quem será o substituto de Sibá Machado como líder do partido na Câmara em 2016. Os três deputados petistas que se declararam candidatos ao posto são Afonso Florence, Paulo Pimenta e Reginaldo Lopes.
De acordo com o G1, Sibá Machado, atual líder da bancada, o sucessor será escolhido pela corrente Mensagem ao Partido e disse que a expectativa é que o nome seja resultado de acordo, para que não seja necessária uma votação.
O baiano Afonso Florence declarou que trabalha “pelo consenso”, mas disse que não descarta a possibilidade de uma eleição interna ser realizada. “Isso dependerá das circunstâncias, mas eu trabalho para não precisar de votação, estou propondo o consenso”, disse.
Florence foi ministro do Desenvolvimento Agrário no governo Dilma Rousseff, antes de ser substituído por Pepe Vargas. Depois de circularem informações de que a presidente teria feito a troca devido a um desempenho ruim de Florence, Dilma afirmou, ainda em 2012, que ele prestou “grandes serviços”.
O líder de partido é responsável por orientar a posição da bancada nas votações e negociar em nome de todos com a oposição e o governo, além de participar das reuniões para definição da pauta do plenário.