Lava Jato cumpre mandados na Odebrecht e em imóveis na BA
Agentes da Polícia Federal cumprem mandados de busca e apreensão na sede da empresa Odebrecht, na Avenida Paralela, em Salvador, na manhã desta segunda-feira (22). As ações integram a 23ª Fase da Operação Lava Jato, que também expediu mandado de prisão contra o publicitário baiano João Santana, marqueteiro das campanhas da presidente Dilma Rousseff e da campanha de reeleição do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, em 2006. Sete mandados de busca e apreensão foram executados em Salvador e Camaçari, região metropolitana.
A Receita Federal também participa da operação em apoio à Polícia Federal. De acordo com o órgão, uma pessoa foi presa e outra teve mandado de condução coercitiva cumprido. A Receita Federal não soube informar quem seriam essas pessoas.
Ainda de acordo com o órgão, quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos, dois em empresas localizadas no mesmo endereço no bairro de Ondina, em Salvador, e dois de pessoas físicas, com endereços no Corredor da Vitória, também em Salvador, e no Litoral Norte, em Camaçari, região metropolitana.
Nos mandados de busca executados no Corredor da Vitória e no Litoral Norte, já foram apreendidas obras de arte e carros de luxo importados, segundo informações da Receita Federal. Ainda de acordo com o órgão, os proprietários vão ficar como fiéis depositários dos próprios bens, o que significa que nada será levado para a Polícia Federal enquanto ocorre a investigação e os bens ficarão nas residências dos suspeitos.
A assessoria da empresa Odebrecht confirmou a presença de agentes da PF na sede do órgão desde o início da manhã desta segunda. Em nota, a empresa confirmou a operação também em escritórios de São Paulo e Rio de Janeiro, para o cumprimento de mandados de busca e apreensão, assim como na Bahia. No comunicado, a empresa informa que está à disposição das autoridades para colaborar com a operação em andamento.
Procurada pela imprensa, a assessoria do publicitário João Santana disse que foi pega de surpresa com informações sobre o mandado de prisão temporária (de cinco dias de duração, prazo que pode ser prorrogado) e que ainda não conseguiu manter contato com o marqueteiro. Conforme a assessoria, Santana está na República Dominicana, onde também atua em campanha política.
Há agentes da Polícia Federal em dois imóveis em Salvador e região metropolitana. Uma das residências está localizada no Corredor da Vitória, área nobre da capital baiana. No local, estão carros da PF e da Receita Federal. Também há agentes em um imóvel em Interlagos, no município de Camaçari.
A assessoria de João Santana não confirmou se os imóveis pertencem ao publicitário baiano.