Setores conseguem transformar crise em oportunidade
Momentos de crise podem se transformar em oportunidade. Setores como o de consertos, alimentação delivery e produtos de beleza nacionais são alguns dos exemplos de ramos que estão conseguindo transformar os tempos difíceis em combustível para alavancar os negócios.
Com serviços que vão de R$ 3 a R$ 170, o franqueado de Salvador das redes Sapataria do Futuro e Costura do Futuro, Tadeu Gonçalves, relata que desde o ano passado o faturamento cresceu 12%. Gonçalves atribui um maior movimento à perspectiva de que as pessoas tendam a se desfazer menos de roupas e calçados e buscar reparos para evitar novas compras.
Para o empresário, a prioridade atualmente é atender bem os novos clientes que chegam por causa da crise para fidelizá-los. “A gente prima sempre no atendimento e qualidade do serviço porque, a longo prazo, acredito que o número dos consertos caia. O serviço tem durabilidade e as pessoas não estão comprando tanto bolsas e sapatos. Por isso é preciso fazer com que os clientes lembrem da loja quando pensam em consertos”, diz Tadeu Gonçalves.
Outro setor com crescimento atualmente é o delivery de alimentos. Mesmo que os restaurantes apresentem queda desde o ano passado, Angelo Decanio, sócio da pizzaria Vila Itália, que trabalha apenas com delivery, relata que a empresa cresceu 5% no ano passado e neste verão superou em 10% as vendas. “As pessoas hoje querem economizar, mas não deixam de se divertir, elas querem uma alimentação diferenciada, mas num local mais barato. A nossa diferença foi fazer uma pizza de qualidade com preço justo. Essa foi a nossa estratégia”, conta.
A vontade de compensar um desejo de consumo com um produto mais barato é o que a gerente de expansão de franquias da Pharmapele, Isabel Cavalcanti, chama de “efeito batom”. “As pessoas tendem a substituir alguns desejos. Não posso trocar meu carro, mas posso fazer um tratamento melhor e me sentir mais bonita”, diz. Além disso, a alta do dólar favoreceu o aumento da procura por cosméticos brasileiros, mais baratos. Esse movimento aumentou em 14% as receitas da rede.
Oferecer diferenciação
Franqueada da Pharmapele em Salvador, Patricia Duarte sente essa procura no dia a dia das suas lojas. “É uma enorme oportunidade de conquistar novos clientes, que conhecem os nossos produtos e fidelizam com a marca”, conta.
Aproveitar a oportunidade de venda com a prestação de um serviço de qualidade e ao mesmo tempo buscar inovação é o que aconselha o gestor de projetos do Sebrae-BA, Fabrício Barreto, para não deixar a maré de oportunidade passar. “O comportamento no momento tem que ser focado no planejamento, com o total controle sobre o investimento que pode ser feito e a estrutura que você tem para oferecer o serviço. É preciso muita atenção para utilizar a inovação para aumentar a margem de lucro”, afirma Barreto.