mar 3, 2016
6 dicas para fortalecer os fios e prevenir a queda; confira
Qualquer pessoa adulta saudável pode perder de 50 a 150 fios de cabelo por dia. Porém, devido a uma alimentação inadequada, esse número pode aumentar. Normalmente, a causa para a queda capilar influenciada por uma má nutrição é reflexo de dietas restritivas e deficiência ou carência de determinadas vitaminas, nutrientes e minerais. No entanto, alguns hábitos e atitudes também podem ser prejudiciais para seus cabelos.
Como prevenir queda de cabelo
- Dietas muito restritivas quanto à ingestão de carboidratos podem causar aceleração da queda de cabelo. No entanto, tem impacto muito maior na saúde dos fios, a ingestão insuficiente de proteínas de alto valor, minerais e vitaminas. Por isso, evite a carência desses nutrientes.
- Evite penteados amarrados muito apertados, como dreads e tranças, que puxam muito a raiz do cabelo. Quando você prende o cabelo muito forte, e os fios ficam muito tensionados e puxados, eles correm o risco de quebrar. Nos casos mais graves, o hábito repetitivo pode contribuir também para a queda de cabelo.
- Jamais abafe os cabelos molhados sob bonés, deitando sobre eles ou prendendo os fios em coques, tranças ou penteados mais elaborados. A menos que seja um rabo de cavalo bem solto e que esse não seja um hábito frequente.
- Frituras em excesso e alimentos ricos em gorduras, como doces, podem levar ao aumento de dermatite seborreica, o que indiretamente auxilia na inflamação do bulbo capilar. Isso faz com que os cabelos tenham um ciclo de vida mais curto, ou seja, eles demoram menos tempo para cair.
- O uso frequente do secador em temperatura quente, chapinha e também dos produtos químicos fortes como alisantes e tinturas desequilibram a saúde capilar e podem favorecer a queda. Tente respeitar os períodos de intervalo entre os procedimentos com química e não seja totalmente dependente do calor.
- Não lavar a cabeça com água muito quente, priorizando a temperatura morna e os produtos certos para o seu perfil e tipo de cabelo também é uma forma de prevenir a queda.