Grande procura faz vacinas contra H1N1 esgotarem em clínicas privadas de Salvador
A grande procura levou ao esgotamento da vacina contra diferentes tipos de gripe, que garante imunização inclusive para o vírus H1N1 nas clínicas da rede particular de Salvador. A maioria dos estabelecimentos não faz lista de espera ou reserva de lotes. A campanha nacional de vacinação começa a partir do dia 30 de abril.
O CORREIO entrou em contato com cinco clínicas da rede particular e nenhuma delas tinha a vacina em estoque. Dentre as clínicas pesquisadas pelo CORREIO, a maioria delas recebeu um novo lote nessa semana, mas todas as vacinas esgotaram em algumas horas. Em uma dessas clínicas, foi consumida 3 mil vacinas em um prazo de 48 horas.
De acordo com a Secretária de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), do dia 1º de janeiro deste ano até a última quarta-feira (6), 11 casos de influenza A (H1N1) já foram confirmados este ano no estado. Desse total, três pessoas morreram. O número já é bem maior que todo o ano passado. Segundo a Sesab, em 2015 houve apenas um caso notificado e nenhuma morte.
Campanha nacional
A campanha de vacinação contra a gripe, incluindo a variedade H1N1, começa em todo o país no dia 30 de abril, terminando no dia 20 de maio. O primeiro dia da campanha é de mobilização nacional.
Contudo, a vacinação gratuito nos postos de saúde não é liberada para toda a população. De acordo com a Sesab, a população alvo da campanha são os grupos mais vulneráveis: crianças até 5 anos idade, idosos acima de 60 anos, gestantes, portadores de doenças crônicas, profissionais de saúde e presos.
Correio