Enem 2016 será aplicado nos dias 5 e 6 de novembro em todo o país
Inscrições começam às 10h do dia 9 de maio e terminam às 23h59 de 25 de maio
O Ministério da Educação anunciou nesta quinta-feira que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano será aplicado nos dias 5 e 6 de novembro, após as eleições municipais. A informação foi divulgada pelo titular da pasta, Aloizio Mercadante, durante uma entrevista coletiva sobre as novas regras do exame, que é a maior porta de entrada para o ensino superior do país.
As inscrições começam às 10h do dia 9 de maio e vão até as 23h59 de 20 de maio, apenas pelo site do Inep. O inscrito pode pegar a taxa de R$ 68 (cinco a mais do que em 2015) até as 21h59 do dia 25 de maio.
A crise política não pode atrapalhar a educação. Isso aqui é a grande oportunidade, quando o filho do pedreiro vira doutor, a filha da empregada doméstica vira médica – disse o ministro.
No dia 5, serão realizadas as provas de ciências humanas e ciências da natureza. No dia 6, as provas de linguagem, códigos e suas tecnologias, matemática e redação. O padrão de horários e disciplinas das provas se mantém inalterado, com os portões sendo abertos às 12h e as provas começando às 13h. No primeiro dia, os candidatos terão até 17h30 para fazer o exame. No segundo, também mantendo as regras anteriores, os inscritos terão até 18h30.
O MEC manteve a proibição de isenção para o estudante que conseguiu a isenção em 2015, mas não compareceu para fazer a prova. A medida, assim como o aumento, é para reduzir custos do exame.
As principais novidades são cadastramento biométrico em algum momento da prova para evitar fraudes, com análise das digitais do inscrito e um aplicativo para celular com todas as informações da prova, individualizadas para cada inscrito. O ministério também organizou a Hora do Enem, uma plataforma de estudos gratuitos lançada em abril. Através dela, o MEC irá oferecer simulados on-line da prova ao longo de 2016. O primeiro simulado do Enem está marcado para o dia 30 de abril, mas as inscrições vão até amanhã.
Peço a toda imprensa que divulgue isso com destaque. Os alunos têm que ser avisados com urgência – pediu Mercadante.
Casos especiais
Os sabatistas, estudantes que guardam o dia de sábado por motivos religiosos, farão as provas às 19h no horário local – Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima respeitarão o fuso diferenciado em relação a Brasília. Segundo Mercadante, o ministério ainda estuda se atenderá ao pedido de alguns sabatistas para mudar a prova para outro dia.
Portadores de autismo, dislexia, discalculia, deficiência intelectual, déficit de atenção e outras situações, terão que apresentar um parecer assinado por um médico para comprovar sua necessidade especial. Condições que são identificáveis clinicamente, como a cegueira, não requerem o laudo. Quem já apresentou o documento em anos anteriores não precisa fazer novamente.
Participantes que desejarem tratamento pelo nome social devem enviar documentos de identificação entre os dias 1º e 8 de junho. Os cartões de confirmação serão novamente disponibilizados pela internet e não serão enviados pelos Correios. Segundo o ministro, a experiência do ano anterior deu certo e está “consolidada”.