Por falta de estoque da Secretaria de Saúde da Bahia dia ‘D’ contra H1N1 é cancelado em mais 20 cidades
Previsto para hoje (30), o Dia Nacional de Mobilização contra a Gripe H1N1, com previsão de vacinação maciça contra o vírus da influenza, foi suspenso em Salvador e em mais 20 cidades da Bahia. Segundo as secretarias municipal e estadual de Saúde, a antecipação da campanha para o dia 18 deste fez com que a procura pela imunização alcançasse grande parte do público-alvo.
A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) esclarece, porém, que a decisão de suspender o Dia D, mesmo que temporariamente, é de cada cidade, que deve avaliar os estoques e a taxa de imunização municipal.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS), com a antecipação da campanha, em pouco mais de uma semana, quase metade do público-alvo foi vacinada (47%) – nos anos anteriores, em igual período, o índice de vacinação registrou o máximo de 15%. Segundo a prefeitura, Salvador é a terceira capital com maior cobertura vacinal, atrás apenas de São Paulo e Macapá.
Alta demanda esgotou estoques- O envio das doses pelo governo federal começou no dia 1º de abril e pelo menos 22 estados decidiram antecipar o início da vacinação. Nas quatro primeiras remessas (até o dia 22 de abril), os estados receberam 30,7 milhões de doses – 57% do total a ser enviado para a campanha deste ano. O ministério informou que mais duas remessas contendo o restante do quantitativo devem ser enviadas nas próximas semanas.
A previsão é de que, até o dia 6 de maio, 100% das doses tenham sido entregues em todo o país. Serão distribuídas, ao todo, 54 milhões de doses que protegem contra três subtipos do vírus da gripe – A (H1N1), A (H3N2) e influenza B. Em todo o país, 65 mil postos de vacinação vão funcionar durante a campanha, que segue até o dia 20 de maio e conta com a participação de 240 mil profissionais de saúde.
O secretário de Vigilância em Saúde, Antônio Nardi, disse nesta sexta-feira (29) em entrevista a uma rádio, que não há risco de faltar dose para os grupos que fazem parte do público-alvo. Ele lembrou que muitos estados e municípios optaram por antecipar o início da distribuição das doses e, por essa razão, em algumas localidades onde foi registrado alto índice de cobertura vacinal, os postos de saúde não vão funcionar neste sábado.
Confira lista dos municípios baianos que cancelaram o “Dia D”:
Salvador
Madre de Deus
Camaçari
Simões Filho
Candeias
Lauro de Freitas
Dias D’Ávila
Feira de Santana
Alagoinhas
Vitória da Conquista
Jequié
Guanambi
Brumado
Barreiras
Bom Jesus da Lapa
Luís Eduardo Magalhães
Juazeiro
Paulo Afonso
Itabuna
Ilhéus
Teixeira de Freitas
Inf: Agência Brasil