Data de Hoje
26 November 2024
Foto: Reprodução

OMS sugere que atletas e turistas fiquem longe de bairros pobres para prevenir zica

Com a proximidade dos Jogos Olímpicos e inúmeros pedidos de adiamento do evento devido ao vírus zika, a Organização Mundial da Saúde (OMS), publicou nesta quinta-feira (12) um guia onde atletas, turistas e jornalistas estrangeiros que participam do evento.

Na avaliação da entidade de Saúde da ONU, os estrangeiros precisam “evitar visitar áreas pobres ou superpovoadas nas cidades sem água encanada ou saneamento pobre, onde o risco de ser picado pelo mosquito é maior”.

Nesta semana, um apelo publicado em revistas especializadas nos Estados Unidos pedia que a OMS sugerisse ao Comitê Olímpico Internacional (COI) o adiamento do evento diante do risco que poderia haver de proliferação de casos para novos países e uma onda de nascimento de crianças com microcefalia.

O COI descartou o cancelamento do evento, como resposta, a OMS publicou uma lista de recomendações para informar aos estrangeiros que estejam indo ao Brasil para competir, trabalhar ou apenas acompanhar o evento.

Entre as recomendações da OMS está ainda a de que pessoas que estejam no Rio de Janeiro no evento pratiquem “sexo seguro ou abstinência” durante a estadia na cidade carioca. Ao retornar aos seus países de origem, essas pessoas deveriam continuar a manter relações sexuais seguras por “pelo menos mais quatro semanas”.

Outra sugestão da entidade é para que os estrangeiros optem por hotéis no Rio de Janeiro com ar-condicionado, reduzindo as chances de serem picados pelo mosquito Aedes aegypti.

Click Notícias

Durante o dia, a OMS sugere que os estrangeiros se protejam contra o mosquito, com repelentes e roupas que cubram o corpo.

Grávidas devem evitar viajar aos Jogos Olímpicos e seus parceiros que estejam no Rio de Janeiro devem, ao retornar aos seus países de origem, usar preservativos em relações sexuais durante o restante da gravidez.