Aladilce Souza sobre PDDU: “Faço oposição com consistência, não faço oposição pela oposição”
No plenário da Câmara de Vereadores onde não houve sessão hoje à tarde por falta de quórum, a líder da oposição, vereadora Aladilce Souza (PCdoB), presente na Casa, contesta o parecer favorável do relatório aprovado pelo relator da matéria, vereador Léo Prates (DEM), sobre alguns itens do Projeto de Lei do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) encaminhado pelo prefeito ACM Neto ao legislativo.
A líder da oposição discorda de alguns pontos do projeto que tramita na Câmara, entre eles, o método que foi apresentado e que está sendo encaminhada pela Mesa Diretora da Casa que é de criar, formar uma Super Comissão formada por Comissão de Constituição e Justiça, Orçamento e Planejamento Urbano para emitir um relatório sobre o Projeto; o baixo rendimento das audiências que não foram descentralizadas para o conhecimento de toda a cidade; a não apresentação de um parecer do Conselho da Cidade sobre o Projeto sem estudos técnicos consistentes antes de ir para a Câmara; a defesa das operações urbanas consorciadas em áreas da cidade com o desmatamento de áreas verdes, que de acordo com a vereadora, favorece interesses da especulação imobiliária de entidades do setor privado e a ausência de um Plano de Mobilidade Urbana definido.
“O Projeto não atende questões estruturantes fundamentais. Não podemos fazer um PDDU apenas para cumprir tabela, porque a Lei exige ou porque a gente quer cumprir um calendário político eleitoral. Nós temos que fazer um PDDU que seja pra valer e que altere a atual situação da cidade de Salvador que é ruim. Este projeto tem que ser votado com muita segurança e espero que os vereadores se atentem pra ter responsabilidade neste processo a tempo de aprovar um Projeto que pode ser questionado na justiça”, critica Aladilce.
A líder da oposição defende que o projeto que tramita na Câmara seja discutido amplamente com mais debates com a participação da população e de setores da sociedade e que seja apreciado para votação em 2017.
Procurado pela reportagem do Click Notícias no plenário e em seu gabinete, o relator do projeto, vereador Léo Prates (DEM), que aprovou o parecer favorável ao relatório sobre o PDDU, não foi encontrado para rebater as declarações da vereadora até o fechamento desta matéria.
Por: Rafael Santana/ Click Notícias