Data de Hoje
27 November 2024
Foto: Reprodução

Novo teste contra Zika vírus é lançado na capital baiana

Foi lançado em Salvador nesta terça-feira (31), o primeiro teste rápido nacional do Zika vírus. O exame será fabricado na Bahia para atender a demanda do Ministério da Saúde. A previsão inicial de produção é de 500 mil testes por mês. A Bahia foi o primeiro estado a criar um teste sorológico rápido de identificação da doença. A tecnologia poderá ser reproduzida e comercializada em todo o país com o objetivo de acelerar a conclusão do diagnóstico, que atualmente leva meses para ser obtida.

O teste rápido permite a detecção por meio do comportamento dos anticorpos do paciente em qualquer fase da doença, o que, além de confirmar o diagnóstico em até 20 minutos, colabora também na identificação de infecções recentes (até duas semanas). O procedimento chega a custar 15 vezes menos do que a técnica laboratorial conhecida como PCR, usada atualmente para identificar os casos da doença.

O desenvolvimento do teste foi realizado por meio de uma parceria entre o Governo da Bahia e a empresa sul-coreana Genbody Inc.m, que firmaram um acordo de transferência de tecnologia para a Bahiafarma. A partir da assinatura, foram dez meses de pesquisas conjuntas, até que a fundação baiana conseguisse cumprir todas as exigências da Anvisa.

Click Notícias