Moradores do subúrbio amargam longa espera em fila da UPA no bairro de Escada
O cenário é desanimador: longas filas de espera, falta de climatização, má higienização, falta de remédio na farmácia e pacientes revoltados. Ninguém quer passar por isso ao procurar atendimento médico, mas é o que enfrentam diariamente os moradores do subúrbio ao precisarem dos serviços da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), administrada pela Pró Saúde, no bairro de Escada.
Segundo Rita Silva, dona de casa e moradora do subúrbio há dez anos, ela sofre constantemente com o despreparo no atendimento e às vezes prefere utilizar o método da automedicação, a ter que precisar da unidade de saúde. “Meu neto teve um problema de garganta, cheguei com ele na UPA às 8 da manhã, deu 4 da tarde e ele não foi atendido. Preferi levar ele pra casar e medicá-lo lá mesmo”, disse revoltada.
Além do neto, Rita também teve problemas ao conseguir o próprio atendimento. Recentemente, ao sofrer um AVC, ela aguardou quatro horas para tomar apenas uma injeção. “Tive que dar uma de maluca e pedi pra vir embora ou ficaria lá o dia todo (sic)”, denunciou a moradora.
Vera Lúcia Dantas, outra antiga moradora do bairro, também questionou o caos no atendimento oferecido pela UPA. “Nunca encontro remédio e ainda mandam a gente comprar, sendo que é obrigação deles disponibilizarem”, destacou.
Além dos casos aqui citados, veja no vídeo, mais denúncias de moradores em busca de um melhor atendimento público, direito de todo o cidadão.
https://www.youtube.com/watch?v=75Okhpm9abA&feature=youtu.be