Salvador recebe título de Cidade da Música na presença de grandes artistas baianos
Salvador recebeu na tarde desta quarta-feira (01) em cerimônia no Palácio Thomé de Souza, o título de Cidade da Música pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Além do prefeito ACM Neto e da vice-prefeita Célia Sacramento, estavam presentes na solenidade artistas como Daniela Mercury, Margareth Menezes, Aline Rosa, entre outros grandes nomes da música baiana.
A Unesco concede este título a todas as cidades que por meio da cultura, realizam ações de estratégia para desenvolvimento local, estimulando a população com resultados significantes, além do fortalecimento da economia. “Passo às mãos do prefeito o reconhecimento do ingresso de Salvador na rede de cidades criativas, hoje no número seleto de 116 cidades espalhadas pelo mundo”, disse Patrícia Braz, coordenadora do setor de Cultura da Unesco, ao entregar a premiação.
ACM Neto comemorou o reconhecimento exaltando os cantores e músicos da terra, além de destacar o aumento de investimentos da gestão municipal nas questões culturais. “Em 2012, ano que antecedeu o início da nossa gestão, a cidade registrava pouco mais de R$ 500 mil em investimentos na cultura através de orçamento público. Hoje, através de investimentos diretos e indiretos, temos mais de R$ 50 milhões investidos”, declarou.
Uma das maiores percussoras da música baiana, a cantora Daniela Mercury estava presente e se mostrou orgulhosa com o reconhecimento para a cidade. “É muito importante esse título para nós artistas nesse momento tão delicado para o país e é uma forma de incentivo para mais trabalhos”, destacou a rainha do axé, que logo em seguida deu uma capela de sua nova música de trabalho.
Quem também festejou a premiação foi a cantora Margareth Menezes, reconhecendo a importância para os artistas locais. “É uma grande contribuição nós artistas trazendo mais possibilidade e mais visibilidade no campo da produção musical”, disse.
Após a entrega do documento, Salvador passa a ser a única capital no país a integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco, na categoria Música.
Felipe Freaza/ Click Notícias