Data de Hoje
29 November 2024

“A Braskem não vai conseguir me intimidar. Essa empresa tenta destruir a baia de todos os santos”, disse Marcell Moraes sobre degradação ambiental na ‘prainha’

Preocupado com a preservação ambiental, o deputado Marcell Moraes (PV)tem denunciado de forma veemente uma tentativa entre o governo do Estado e a prefeitura de Candeias que pode permitir que a empresa Braskem construa uma extensão do Porto de Aratu para um Terminal de Produtos Químicos no local conhecido popularmente como ‘Prainha’, no Canal de Aratu, próximo a Ilha de Maré e banhada pela Baía de Todos os Santos que pode sofrer um processo de degradação, gerando um grande impacto ambiental.

“A Braskem é uma empresa envolvida no Lava Jato. Estamos recebendo denúncias de que a empresa está pressionando o governo do Estado para fazer a ‘Prainha’, que é uma Área de Preservação Ambiental tentando pressionar o governo do Estado de todas as formas, inclusive dizendo que vai sair da Baia de Todos os Santos e vai para o Ceará. Eles querem ampliar o Porto (Porto de Aratu) para ganhar mais dinheiro e acabar com o lazer da população. Eles não vão conseguir chegar a lugar nenhum porque a sociedade acordou e não aceita mais isso. A Bahia já tem poucas áreas de lazer e, de fato, vamos tentar impedir que essa empresa destrua e degrade ainda mais o meio ambiente como vem degradando durante anos”, denunciou Marcell.

Ao tomar conhecimento do assunto, o deputado destacou a necessidade de esclarecimentos por parte da empresa Braskem, do governo do Estado através do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Inema) e da prefeitura de Candeias sobre as denúncias.

Para combater a tentativa de destruição e lutar pela defesa e garantia da preservação ambiental no local, o parlamentar disse que já existem ações no Ministério Público sobre essa questão e que tem recebido denúncias relacionadas sobre essa suposta degradação, além de defender a conservação e preservação ambiental da ‘Prainha’, como espaço de lazer para os moradores das comunidades próximas ao local.

Para o deputado, que é também ambientalista, é necessária uma grande mobilização para lutar contra essa tentativa de ação de degradação do local que coloca em risco o meio ambiente e que pode gerar um forte impacto ambiental. “Acho que o nosso papel como parlamentar é um papel árduo, e como eu sempre falo, sou ambientalista, protetor de bicho e estou deputado, não sou deputado. E não é nenhuma empresa envolvida em Lava Jato que vai conseguir me intimidar. Não tenho medo dessa Braskem, e com toda essa mobilização, a empresa está receosa. Não vamos retroceder nessa nossa luta e vamos continuar tentando de todas as formas impedir que essa empresa tente destruir a nossa Baia de Todos os Santos, nosso maior patrimônio”, ressaltou o deputado.

 

 

 

Rafael Santana/Click Noticias