Data de Hoje
29 November 2024
Foto: Reprodução

“O risco é de morte”, alerta vereador José Trindade sobre ciclovia na Suburbana

O vereador José Trindade (PSL) tem feito críticas à nova ciclovia construída na Avenida Suburbana. A um dia antes da inauguração, o parlamentar teme que a nova via gere novos riscos de acidentes para os ciclistas que disputam espaço com veículos de grande porte no local.

Conforme o vereador, a ciclovia projetada tem apenas 90 cm, enquanto que a legislação federal prevê pelo menos 1,20 m para casos de circulação de tráfego de bicicletas, de acordo com as normas e parâmetros legais definidos pelo Plano de Mobilidade por Bicicletas, do Ministério das Cidades e pelo Contran.

“O risco é de morte porque você tem uma via extremamente estreita, uma via que foi feita em 90 cm enquanto que a legislação federal estabelece pelo menos 1,20 m. E o ciclista pode cair na via principal onde tem um trafego grande de ônibus e carros e a pessoa pode sofrer uma acidente que pode causar morte”, alerta.

O vereador entrou com uma ação na 5ª Vara da Fazenda Pública para impedir a inauguração e exigir a reconstrução de uma nova ciclovia dentro dos padrões previstos pela lei que, segundo ele reforça, representa um grande risco para a população. “Nós acreditamos que a justiça deva se posicionar favorável ao nosso pleito para que a ciclovia seja refeita com 1,20m com conforme prevê a legislação ou que se tire a ciclovia dali. Se inaugurada essa ciclovia, o risco é muito grande e é uma irresponsabilidade muito grande do prefeito querer inaugurar aquela via completamente fora dos padrões estabelecidos pela legislação”, afirma.

Rafael Santana/Click Notícias