Data de Hoje
18 October 2024
Foto Reprodução

Governo Temer: Meta fiscal para 2017 pode ter aumento de impostos

Para definir o valor da nova meta de resultado das contas públicas para o ano de 2017, o presidente em exercício, Michel Temer, vai administrar uma divisão em sua equipe, a parte econômica defende um déficit de 150 bilhões de reais, resultado melhor que os de 170,5 bilhões de reais fixados para este ano. Para tanto, não descarta aumentar impostos. Desde o ano passado, a área técnica trabalha em medidas nessa direção, para serem adotadas em caso de necessidade.

Porém, há conselheiros políticos pregando que a manutenção da meta em 170,5 bilhões de reais é suficiente para garantir a disciplina e o apoio do setor produtivo, principalmente no atual quadro de retração econômica. É esse o dilema que Temer vai arbitrar. “Uma meta de 150 bilhões de reais é muito pouco”, disse um interlocutor do presidente, que defende a meta mais folgada.

A divergência pode estar justamente nas medidas no campo tributário. A equipe econômica admite que, sem elas, o rombo das contas do ano que vem pode ser, de fato, maior do que 150 bilhões de reais. Mas há forte resistência de integrantes da ala política do governo, que avaliam que o momento delicado e o cenário de recessão não comportam mais pressão para o lado dos contribuintes.

Por Click Notícias