Data de Hoje
29 November 2024
Foto: Reprodução / Facebook

Vírus no Facebook já infectou e roubou mais de 10 mil contas; Brasil tem sido mais atingido

Um novo vírus está se espalhando pelo Facebook e já fez mais de 10 mil vítimas em apenas dois dias após ter sido lançado, no final de junho, segundo a Kaspersky Antivírus.

Por meio de notificações de marcações em publicações de amigos ocorre o ataque de phishing. Em seguida, ele instala versões infectadas no navegador Chrome, ou extensões capazes de bloquear a conexão com sites de segurança, em computadores com sistema Windows.

Ocorre em dois estágios este processo de infecção. O primeiro se inicia no momento do clique sobre a notificação. Depois o arquivo malicioso encerra o navegador e instala uma versão infectada que frauda o login do Facebook. Após o fornecimento dos dados, a pessoa terá sua rede social comprometida.

O segundo estágio se inicia após o login, quando o novo arquivo baixado muda as configurações de privacidade da conta, roubando a identidade, engajando publicações fraudulentas com conteúdos que prevê disseminar o malware.

Até o momento, o Brasil foi o país mais afetado registrando 37% das ocorrências segundo dados da Kaspersky Lab. Em seguida, Polônia, Peru, Colômbia, México, Equador, Grécia, Portugal, Tunísia, Venezuela, Alemanha e Israel (onde a origem do problema foi detectada).

Criado para funcionar apenas em sistemas Windows, celulares e tablets não são passíveis de infecção, a exceção seria apenas os modelos de Windows Phone, que poderiam ser contaminados em raras oportunidades.

O vírus funciona por meio de uma falha no Facebook, que já foi corrigida, segundo a empresa. Os usuários devem conferir a lista de extensões do navegador Chrome e apagar as suspeitas. Neste caso, o plugin em questão aparece com o nome de thnudoaitawxjvuGB, que é capaz de controlar o perfil na rede social e bloquear o acesso a sites de segurança e antivírus.

Desconfie de qualquer download que sugira melhorias no funcionamento de sites que você já tem pleno conhecimento. Evite também baixar arquivos de páginas suspeitas que aparecem por meio de links e janelas pop-up. Neste link do Techtudo você pode acessar um tutorial que ajudará na remoção do vírus, caso tenha sido iinfectado.

Por Click Notícias