Data de Hoje
18 October 2024
Guilherme Karan (Foto: Divulgação)

Ator Guilherme Karan morre aos 58 anos no Rio

Ator era portador de doença rara, a síndrome de Machado-Joseph

O ator Guilherme Karam morreu na manhã desta quinta-feira, no Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio. Ele estava internado havia cerca de dois anos no Hospital Naval Marcílio Dias, na Zona Norte, tratando da síndrome de Machado – Joseph, uma doença degenerativa. A informação foi confirmada ao EXTRA por familiares do ator.

Carioca, ele ficou conhecido, principalmente, pelos seus personagens cômicos na TV e no teatro. Seu último trabalho na televisão foi em 2005, na novela “América”. O ator conquistou o carinho do público quando integrou o elenco de “TV Pirata”.

Em 2012, o pai do ator, o militar aposentado Alfredo Karam, contou ao EXTRA que o artista teve uma piora em seu quadro de saúde. “Ele herdou da mãe [a doença]. Perdi um filho com a mesma doença. Guilherme fica na cadeira de rodas o tempo todo. Tem horas que ele está lúcido e tem horas que não”, disse.

A síndrome de Machado-Joseph é uma doença autossômica dominante, o que significa que ela é genética e hereditária, podendo ser transmitida pelo pai ou mãe. A doença é causada por uma mutação no gene do cromossomo 14, que gera uma proteína anormal (a ataxina 3) que se acumula dentro de algumas células do cérebro. Apesar de pesquisas, ainda não encontraram uma vacina ou tratamento que extermine a doença.

Por Click Notícias