CRISE: Estudantes de Salvador promovem mobilização em defesa da educação e dos terceirizados
O cenário que os estudantes estão passando reflete na crise da falta dos direitos trabalhistas dos funcionários, Salvador está passando por uma série de mobilizações dos estudantes do ensino médio em defesa dos terceirizados e contra a situação das Escolas da rede pública estadual que não oferecem condições para ter uma rotina estudantil adequada.
No Centro, o Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas foi ocupado pelos estudantes organizados pelo Grêmio Estudantil, enquanto no Campo Grande, estudantes do Manoel Novaes e Odorico Tavares realizaram uma passeata com faixas e cartazes pedindo solução para o impasse sobre o pagamento dos salários dos funcionários terceirizados que prestam serviço às Escolas.
A presidenta da AGES e estudante Catarina Bahia, disse que as mobilizações são uma resposta ao Governo do Estado sobre a situação das instituições de ensino. “Já fazemos esse debate com a SEC há muito tempo, as mobilizações são uma resposta, desde quando o novo secretário assumiu não nos chamou para dialogar, nem sequer para dar uma satisfação, por isso que uma de nossas reivindicações é a retomada da mesa de diálogo permanente com o gabinete do Secretário da Educação, com Osvaldo Barreto, bom ou ruim, pelo menos ele dialogava’’, disse.
Outros tipos reivindicações estão sendo feitas como, segurança, melhorias na merenda e fardamento, também fazem parte da lista apresentada pelos estudantes, o movimento informa ainda que a relação de instituições ocupadas em Salvador tende a aumentar.
Os estudantes também estão se mobilizando pelas redes sociais, confira:
Amanhã as 9h irá ter outra mobilização feita pelos estudantes em frente ao Extra da Paralela, o comunicado foi realizado por um evento no Facebook e mais de 100 estudantes confirmaram a presença.
Por Bruna Borges/Click Notícias