Profissionais do transporte escolar realizam carreata contra novas regras para categoria
Permissionários do transporte escolar de Salvador realizam neste sábado, 16 de julho, uma carreata em protesto contra a padronização do transporte escolar e pela revogação da resolução 541 do Conselho Nacional de Trânsito, que exige a instalação de cadeirinhas infantis nos veículos. O ponto de encontro será às 8 horas no antigo parque aquático Wit’n Wild, na Av. Paralela, de onde os manifestantes seguirão para a Rótula do Abacaxi, percorrerão as Avenidas Anita Garibaldi e ACM, até chegar aos Shopping da Bahia onde distribuirão panfletos para informar os motivos do ato organizado pela Associação de Transporte Escolar de Turismo do Estado da Bahia – Atest.
Os manifestantes ressaltam que não estão sendo contra as melhorias propostas nessas mudanças, mas contra alguns itens que gerarão altas despesas para esses trabalhadores. Para atender a alguns padrões exigidos, os motoristas poderão ser obrigados a trocarem suas vans por veículos maiores que podem custar mais de R$ 100 mil reais, e muitos não têm condições de arcar com esses custos. O resultado será o desemprego ou na clandestinidade.
A categoria, que se mobiliza também em outras cidades do país, propõe a redução das exigências em relação ao porte dos veículos, e que os carros sejam compatíveis com a realidade de cada região. As novas normas devem entrar em vigor ainda este ano.
Os permissionários pedem ainda mais fiscalização dos órgãos competentes para inibir o transporte clandestino, incentivos e valorização. É de autoria do vereador Euvaldo Jorge o projeto de lei para combater o transporte clandestino em Salvador.