Data de Hoje
24 November 2024

Arraia jamanta fica presa em rede de pesca e é devolvida ao mar

Registro foi feito em praia de Mucuri, no extremo sul da Bahia.

Animal impressiona pelo tamanho e foi ajudado por barraqueiros e turistas.

Uma arraia-jamanta foi vista por barraqueiros na praia de Costa Dourada, que fica na cidade de Mucuri, no extremo sul da Bahia, no dia 17 de julho. Imagens do animal foram enviadas ao G1 neste sábado (30). O tamanho da arraia chamou a atenção de quem estava no local.

O animal ficou preso numa rede de pesca em alto-mar e foi rebocadpo até a praia. Barraqueiros e turistas que estavam no local conseguiram livrar a arraia da rede de pesca e ela voltou para o mar.

Arraia-jamanta

A arraia-jamanta é um dos maiores peixes que existe. Ela mede até sete metros e chega a pesar 1.800 quilos. Diferencia-se dos outros membros da família pela boca terminal, direcionada para frente, e a mandíbula superior sem dentes.

Apresenta as nadadeiras cefálicas em forma de chifres, por isso os nomes populares de peixe-diabo e morcego-do-mar. A coloração é variada. Existem raias totalmente negras com manchas brancas na parte inferior, e também raias verde-escuras ou marrons na parte superior, ambas com variações brancas na porção inferior.

As manchas na parte inferior servem para identificação, como se fossem impressões digitais. Normalmente permanece na coluna d’água e alimenta-se de organismos planctônicos.

É uma animal dócil e de reprodução tardia. Normalmente nada bem vagarosamente e, muitas vezes, com suas nadadeiras expostas, o que lembra as de um tubarão. Apesar disso, é extremamente mansa e permite que o mergulhador se aproxime.

A arraia-jamanta vive no máximo 20 anos. Por ficar presa às redes dos pescadores, no Estado de São Paulo ela foi incluída na lista de animais ameaçados. No mundo existem cerca de 500 tipos de arraia. Só no Brasil são 46

G1