Greve dos bancos: caixas eletrônicos de Salvador estão sem dinheiro
Ao completar ontem 30 dias, a greve dos bancários trouxe novos transtornos aos usuários ontem, ao coincidir com o primeiro dia útil de um mês. Muitos caixas eletrônicos de Salvador estavam sem dinheiro. “O banco não aceitou a leitura do código de barra e como tenho dificuldade para digitar os números, saco o dinheiro e pago na casa lotérica, mas como não tem dinheiro não tenho como pagar”, afirmou o aposentado Petronilho Silva Rocha em uma agência Bradesco do Campo da Pólvora.
A falta da moeda nos caixas eletrônicos é a maior queixa das pessoas na região do Centro da cidade, local onde se concentra maior número de agências bancárias. “Os bancários têm direito de fazer greves, mas daí a afetar a economia do país é um absurdo. É preciso que o governo pressione os bancos para negociar com os grevistas, já que os bancos ganham os maiores lucros do mundo”, disse o autônomo Edvaldo Barreto.
O presidente do Sindicato dos Bancários Bahia, Augusto Vasconcelos, argumentou que os bancos tiveram R$ 30 bilhões de lucros no primeiro semestre. “Ganharam tanto em apenas um semestre que não faz sentido não apresentarem uma proposta digna para os trabalhadores”, observou. Ele declarou que o sindicato está aberto ao diálogo. “A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) não quer negociar e prefere o caminho da medição de forças. Nós queremos acabar a greve, mas eles estão sendo intransigentes”, contou.
Vasconcelos adiantou que até o momento não há nenhuma rodada de negociação marcada, mas que a intenção da categoria é resolver o impasse o quanto antes. “Não temos interesse em prolongar essa paralisação, porém os bancos precisam sentar à mesa para estabelecer uma proposta justa e compatível com seus altos rendimentos dos bancos”, explicou. Ontem (3), às 18h30, aconteceu uma assembléia, no Ginásio dos Esportes dos Bancários, na Ladeira dos Aflitos, que resultou na continuidade da greve. (checar e continua mesmo).
Por causa da paralisação, o movimento em lotéricas e agências dos Correios aumentou. “Apesar da fila preferencial fiquei quase uma hora esperando para ser atendido na lotérica de Nazaré”, falou o aposentado Raimundo Oliveira Pereira, que se chateou em ter que demorar tanto em uma fila preferencial para pagar suas contas. “A idade avançada não me permite mais esse desconforto, mas como tinha várias pessoas na mesma situação que eu, o jeito foi esperar”, ressaltou.
Febraban apresentou proposta de reajuste salarial
A Febraban disse que na última quarta-feira (28), a Fenaban ampliou a oferta de abono para R$ 3.500,00, com mais 7% de reajuste salarial, extensivo aos benefícios e propôs que a Convenção tenha duração de dois anos, com a garantia, para 2017, de reajuste pela inflação acumulada e mais 0,5% de aumento real.
Por nota, o órgão informou que a proposta para 2016 garante aumento real para os rendimentos da grande maioria dos bancários e é apresentada como uma fórmula de transição, de um período de inflação alta para patamares bem mais baixos. “Com a previsão de índices mais moderados e maior estabilidade a partir de 2017, foi possível acrescentar essa nova proposta, antecipando a fórmula para o próximo ano, a ser oficializada na Convenção Coletiva. Ainda não temos a data da próxima reunião”, disse.
A Federação Brasileira de Bancos arguiu que a população tem à sua disposição uma série de canais alternativos para realizar transações financeiras. Os bancos oferecem aos clientes opções como os caixas eletrônicos, internet banking, o aplicativo do banco no celular (mobile banking), operações bancárias por telefone e também pelos correspondentes, que são as casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados.
“Os canais estão funcionando normalmente. Se for identificado algum problema pontual de abastecimento no caixa eletrônico, sugerimos que entre em contato com o banco em questão – uma vez que cada instituição determina os procedimentos de reposição de seus ATMs”, sugeriu.