Data de Hoje
1 October 2024
Foto: Reprodução

Mesmo com o anúncio da Petrobras preço da gasolina não deve sofrer queda imediata

Os preços da gasolina e do diesel sofrerão queda a partir deste sábado (15/10) nas refinarias de todo o Brasil. A novidade foi anunciada pelo presidente da Petrobas, Pedro Parente, na manhã desta sexta-feira (14/10). A expectativa é que os valores diminuam R$ 0,05 por litro nas bombas dos postos.

Apesar do alívio, o presidente do Sindicato do Comércio de Combustíveis da Bahia (Sindicombustíveis), José Augusto Costa, acredita que o impacto no bolso do consumidor, caso aconteça, seja pequeno ou quase nulo. Segundo ele, um conjunto de fatores contribuem para que os preços atuais não sejam drasticamente reduzidos.

O primeiro deles é a pressão que a estatal vem sofrendo. Costa ressalta que a decisão da empresa faz parte de uma “repaginada” após a concorrência de outras organizações aumentar. “A Petrobas perdeu, no Brasil, 16% do mercado. A expectativa é que outros 20% também sejam perdidos. Por isso, a política dos preços está sendo repensada”, diz.

Além disso, o preço de outro combustível na refinaria está aumentando, fato que pode ajudar na manutenção dos preços que vem sendo praticado antes do anúncio desta sexta-feira. “73% da gasolina é composto de etanol, que tem subido absurdamente”, informa o presidente do Sindicombustíveis.

Apesar deste panorama, José Augusto prefere esperar para saber como os valores vão se comportar. “Só podemos fazer uma projeção a partir de terça-feira, primeiro dia útil da semana já que segunda é dia dos comerciários. O preço vai abaixar neste sábado na refinaria, mas a maioria dos empresários de Salvador compram os produtos na sexta”, finaliza.

Aratu Online