Condutores de ‘cinquentinhas’ realizam protesto na sede do Detran
Um grupo de condutores de motocicletas conhecidas como “Cinquentinhas” realizaram uma manifestação na manhã desta segunda-feira (31), em frente à sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em Salvador. O protesto é contra a decisão nacional que obriga os motoristas a retirarem documento de habilitação/Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC).
Os condutores afirmam que encontram dificuldades para retirar a ACC, já que as autoescolas ainda não dispõem do serviço, em Salvador. A partir de novembro, quem for pego dirigindo sem o documento pagará multa de até R$ 880,41. O veículo também poderá ser apreendido.
Uma portaria do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), obriga as autoescolas a oferecerem, pelo menos, um curso por mês de Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC). Segundo o órgão, os Centros de Formação de Condutores (CFCs) credenciados podem ter a autorização de funcionamento suspensas caso a medida seja descumprida.