Data de Hoje
28 November 2024

Saiba o que é o mayaro, vírus transmitido pelo Aedes aegypti que pode se espalhar

 

Primeiro, a dengue. Depois, a zika e a chikungunya. Se não bastassem essas doenças que deixam os brasileiros em estado de alerta, outro vírus vem agora dando sinais de preocupação até para cientistas. O vírus mayaro, identificado pela primeira vez em 1954, existia, a princípio, em regiões silvestres aos redores da Amazônia. Mas, nas últimas semanas, pesquisadores da Flórida o identificaram no Haiti, em um menino de 8 anos, com febre e dores abdominais. Concluiu-se, então, que este pode estar se espalhando pelo continente.

O grande problema é que o vírus, possivelmente, tenha se adaptado. Antes, era transmitido por mosquitos vetores silvestre e, agora, pode ser passado por mosquitos urbanos já espalhados pelo mundo: o Aedes aegypti, principalmente, e o Aedes albopictus. Se isso se confirmar, há muitas razões para se preocupar, uma vez que o Aedes está presente em todo o território nacional. O vírus provoca uma doença semelhante à chikungunya, a febre do mayaro.

Pelo quadro clínico pode ser difícil diferenciá-las. O diagnóstico exato é feito apenas por exames laboratoriais específicos. No menino de 8 anos do Haiti, por exemplo, suspeitou-se, inicialmente, de dengue ou chikungunya. Mas os testes deram negativos e o de mayaro, positivo.

Ainda que o vírus não seja totalmente desconhecido, até agora só haviam sido registrados pequenos surtos esporádicos na região amazônica e em seus arredores.

P ara transmitir uma doença, o Aedes tem que picar primeiro uma pessoa contaminada para depois picar uma suscetível. Parece impossível “pegar” uma destas doenças, em se tratando de um mosquito de 0,5cm de comprimento, mas a realidade prova o contrário.

    mayaro-virus-web