Nordeste é o 1º destino mais procurado no verão e Salvador o 5º
Apesar da crise, os brasileiros pretendem viajar mais pelo país no verão e estima-se em 73,4 milhões o número de viagens no período, 0,8% a mais do que o registrado em 2015 e representando uma movimentação financeira de R$ 100 bilhões na economia nacional. Os números são de estudo feito pelo Ministério do Turismo e divulgado nesta quarta-feira.
Salvador é o quinto destino mais procurado do país, acima de Fortaleza e abaixo apenas de São Paulo, Florianópolis e Rio de Janeiro e Praia Grande em São Paulo. Cerca de 17 milhões das viagens feitas pelos brasileiros terão o Nordeste como destino e Salvador lidera o ranking. Eventos como o réveillon, que tornou-se uma festa de proporções nacionais, e o carnaval contribuem para o bom posicionamento de Salvador no ranking.
“Esses números comprovam que o turismo é uma das atividades econômicas mais resistentes da economia brasileira. Mesmo em um momento complicado, onde várias outras atividades tiveram queda na participação da economia, o turismo se mantém como um importante segmento econômico, gerando emprego e renda”, afirmou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.
Os dados apontam o carro como o meio de transporte a ser utilizado por 52,9% dos viajantes, vindo a seguir o ônibus v, com 26,7% das viagens e em terceiro lugar, o avião (8,1%). De acordo com o levantamento, mais de 45 milhões de viagens, 61,3%, do total devem ser contar com a hospedagem em casa de amigos e parentes e para 19,1% das viagens o meio de hospedagem serão Hotéis, pousadas e resorts. O aluguel de imóveis por temporada, utilizado em 10% dos casos.