Ineficiência da Agerba causa grandes filas e tumulto em Terminal de Lanchas Salvador- Mar Grande
Quem deixa para a última hora a viagem para a ilha de Itaparica e escolhe as lanchinhas encontra uma grande fila na tarde desta sexta-feira (30). A população tem se agradado nem um pouco para aqueles que dependem do transporte diariamente é complicado, em épocas de festa e feriado a situação complica ainda mais. A falta de conforto dos equipamentos, além da precariedade do atendimento e segurança. O que chama atenção da população e do e o valor da passagem.
Além da demora, os passageiros reclamam da ação de cambistas, que revendem os bilhetes a preços mais caros. Usuários ainda reclamam da acessibilidade para idosos, gestantes e deficientes físico.
A espera para embarcar dura cerca de 45 minutos. A Astramab, que opera as lanchas, não informou o motivo da lentidão e se a frota será reforçada para solucionar a questão. Usuários ainda reclamam da acessibilidade para idosos, gestantes e deficientes físico.
“É muita gente para uma lancha pequena, e eu não concordo que as pessoas vão em pé. Além disso, eu acho o valor cobrado pelas empresas está muito alto”, disse estudante Eduarda Albuquerque, de 18 anos, é mora na Cidade Baixa.
Ela conta também que já fez a viagem, que leva cerca de 50 minutos, em pé: “Já viajei em pé, por isso acho que deveria ter mais lanchas e os bancos poderiam ser mais confortáveis”.
O verão, por conta do aumento no fluxo de passageiros, a coisa fica ainda mais complicada. As filas se tornam enormes e os usuários do sistema precisam ficar expostas ao sol e a chuva pela falta de estrutura dos terminais, gerando assim mais confusão e complicando a mobilidade.
Henrique Macedo, de 64 anos, não é morador da Ilha, e conta que após se aposentar resolveu passar uns dias na cidade. Ele explica que frequenta a Ilha há cerca de 20 anos e revela que desde sempre o serviço é de péssima qualidade.
“No verão eu venho passar um mês aqui. Eu me aposentei e vim passar uns dias na casa da minha sogra, mas já estou querendo retornar para Salvador”, disse.
O aposentado explica ainda que o atendimento dos funcionários é terrível e conta que já tentou fazer reclamações, mas não teve sucesso: “Os funcionários daqui precisam mudar, parece que não receberam educação. Sem falar que nunca tem ninguém para ouvir as queixas da população”.
Recentemente na página do Governo do Estado foi publicada uma propaganda das lanchas e reformas feitas no local, os usuários não deixaram passar e feitas duras críticas, confira:
“Já tiveram a decência de colocar um sistema de microfone? Última vez que foi parecia uma feira, uma gritaria para chamar para o embarque que me fez vergonha”, disse um usuário, já outro reclama da falta de drenagem que foi suspensa pela AGERBA, “bem nesse caso do embarque ainda depende da maré. Se tiver baixa espere a maré encher. Tem que resolver esse problema”, indagou indignado.
São inúmeras as reclamações dos usuários que precisam das lanchas no Terminal.