Pai de adolescente que foi agredido em show no Comércio critica ação da Guarda Municipal
Contatado pelo site Metro1, na manhã desta terça-feira (3), Jailton Andrade, pai do adolescente supostamente agredido pela Guarda Municipal, durante um show da banda Baiana System, no dia 29 de dezembro, no bairro do Comércio, criticou a atitude da corporação e afirmou que a Guarda “está sendo militarizada”. “Quem acompanha os shows da Baiana System sabe que não tem briga. O que aconteceu foi que eles apareceram do nada, querendo exercer um poder que não tem. Na verdade, a Guarda Municipal é a Guarda Civil Metropolitana, ela não tem poder de Polícia”, relatou.
Segundo Andrade, a Guarda Civil Municipal “não pode usurpar o poder da Polícia Militar”. “Porque a constituição só lhe garante a proteção do patrimônio do município, nada além disso. Na verdade, ela está sendo militarizada”, completou. Ele disse ainda que o filho foi encaminhado para o posto de saúde, instalado na festa.
As fotos postadas pelo próprio Jailton na página da Baiana System mostram marcas da agressão no peitoral do adolescente. Em e-mail enviado ao Metro1, a Prefeitura de Salvador afirma que “não recebeu durante ou após a festa nenhuma queixa sobre o trabalho da corporação. Ao contrário: recebeu inúmeros elogios sobre a atuação dos guardas, que ficou com o trabalho preventivo e de informação ao cidadão”.