Data de Hoje
23 September 2024
Foto: Mara Silvany

“Neto, devolva as aulas de inglês e espanhol das escolas municipais”, pedem professores

A Lavagem do Bonfim, realizada nesta quinta-feira (12), tornou-se espaço não só para reforçar os votos religiosos, mas também para protestar. Durante o cortejo até a colina, a equipe do Click Notícias encontrou Conceição Rodrigues, professora de inglês da rede municipal de ensino há mais de 20 anos. A docente portava um cartaz de forma a chamar atenção para uma informação, até então desconhecida: a prefeitura pretende reduzir a carga horária das aulas de língua estrangeira do 1° ao 5° ano.

Segundo Conceição, os professores municipais foram pegos de surpresa com a redução através de comunicado no Diário Oficial. Em entrevista, ela não escondeu a insatisfação com a mudança. “O ensino de língua estrangeira foi uma conquista muito dura da classe. Nós não sabemos, até então, o que acontecerá com o professor também. Pois, a partir do momento em que é reduzida a carga horária de aulas, é reduzida a carga do professor também. E o que farão esses professores, terão que dar aulas de outras disciplinas?”, questionou.

Foto: Mara Silvany

Além da diminuição da carga horária, a denunciante também criticou a estrutura das escolas da capital. “Existem outras coisas que o prefeito tirou além das horas. Em 2014, quando ele assumiu a Prefeitura de Salvador, estávamos no paraíso. Ele comprou o material, recebíamos formação de profissionais vindo do Rio de Janeiro, e de 2015 para 2016 começamos a sentir que tudo isso estava sendo retirado aos poucos. Tanto que no ano passado, os professores trabalharam com o resto de materiais que ele havia comprado e de gestões anteriores”, disse indignada.

Felipe Freaza/ Click Notícias