Obras inacabadas da ViaBahia na BR 116-Sul testam paciência de motoristas
Motoristas que trafegam pela BR 116-Sul penam diante de um trânsito extremamente lento, em trechos de obras inacabadas da concessionária ViaBahia. Onde há pista dupla o trânsito flui normalmente, mas nas pistas únicas os congestionamentos testam a paciência de quem tenta seguir viagem.
Da ponte do Rio Paraguaçu para Feira de Santana, por exemplo, são 70 km e o percurso é feito em quase duas horas, com velocidade em torno de 10 km/h, devido a obra inacabada. Quando chega na ponte do Rio Jacuípe a situação se repete. E não se vê um trabalhador nesses locais.
A sensação é de abandono das obras por parte da ViaBahia. Em alguns pontos tem até pedras que colocaram no asfalto, para evitar o tráfego de veículos. Em outros, o mato já tomou conta. Só não dá para afirmar que o abandono é total, porque o pedágio de R$ 4,50 continua sendo rigorosamente cobrado.
As autoridades precisam tomar uma providência urgente em relação a ViaBahia. A Agência Nacional de Transportes Terrestre precisa fiscalizar essas obras, saber o cronograma e exigir que o prazo seja cumprido. Porque do jeito que está é necessário muita paciência para transitar pela BR 116-Sul.
Fotos: Dilton Coutinho/Acorda Cidade