Neto é cotado para assumir presidência nacional do Democratas
O Prefeito de Salvador ACM Neto(DEM) e o presidente da câmara dos deputados Rodrigo Maia(DEM) são os nomes mais fortes para assumir a presidência nacional do Democratas. O atual presidente da sigla Agripino Maia, é investigado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Ao lado de Neto, o presidente da Câmara Rodrigo Maia e o ministro da Educação Mendonça Filho compõem a tríade que é vista como favorita para assumir o comando da legenda em um momento no qual se busca uma nova roupagem para o partido que já foi PFL e tende a mudar novamente de programa e nome.
O adiamento para fevereiro permite que as tratativas com deputados de outras siglas sejam “aliciados”. Há um movimento para encorpar o DEM com parlamentares do PSB, PSDB e de outros partidos. A legenda desidratou quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu, em 2003, a presidência da república com um discurso que extirpá-los-ia.
A criação do PSD colaborou para empobrecer o DEM que retorna a curva de crescimento durante o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e consolida ascensão quando Rodrigo Maia assume a presidência da Câmara dos Deputados.
Neste contexto, Agripino virar réu não é algo que ajude o partido. Embora negue veementemente culpa ou responsabilize a decisão do STF pelo adiamento da convenção, fontes ouvidas pelos jornais de circulação nacional asseguram que de fato o encontro do DEM acontecerá em fevereiro justamente por causa das investigações contra o atual presidente nacional.