jan 3, 2018
Prefeito inaugura primeiro posto de saúde da Capelinha de São Caetano
Atendendo a uma reivindicação histórica da comunidade da Capelinha de São Caetano, o prefeito ACM Neto e o secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, entregaram na manhã desta quarta-feira (03), a primeira Unidade de Saúde da Família (USF) da região, que agora passa a ser totalmente climatizada e equipada para o atendimento integral da atenção básica na região.
Com mais de 400 m² de área construída na Rua da Glória, 143 (ao lado da Escola Municipal Antonio Carvalho Guedes), o posto tem capacidade para atender a 16 mil pessoas da localidade e adjacências, através de quatro equipes completas compostas por médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de saúde bucal, além de agentes comunitários que realizarão visitas domiciliares diárias.
O prefeito ACM Neto destacou que Prefeitura já soma uma série de entregas nos primeiros dias de 2018. “Vejam que glória. Vamos terminar a primeira semana do ano entregando um posto de saúde, uma praça e uma escola no município de Salvador. Faremos tudo isso em apenas três dias porque no nosso governo o lema é um só: seguir o passo na saúde, na educação, na infraestrutura, melhorando a vida das pessoas na capital baiana”, comemorou.
Com a implantação deste equipamento, sobe para 205 o número de postos de saúde construídos e/ou reformados pela Prefeitura em cinco anos. Durante a solenidade de inauguração, José Antônio Rodrigues chamou a atenção para o empenho da gestão em ampliar a oferta dos serviços de saúde no Distrito Sanitário São Caetano/Valéria. O gestor ainda teceu críticas ao governo do Estado pelo fechamento da única unidade de emergência que funcionava na região.
“Quando assumimos a gestão, esse distrito tinha pouco mais de 10% de cobertura em atenção básica. Hoje, temos 57% da população dessa região assistida pelos serviços básicos, fora a instalação das Unidades de Pronto Atendimentos 24 horas. Nesse momento em que a Prefeitura empreendeu todo o esforço para viabilizar novos serviços, é importante dizer que a única unidade pública do estado que existia na comunidade fechou, enquanto o município inaugurou duas UPAs na região nos últimos cinco anos”, pontuou o secretário.