Queijo cottage é opção gostosa, leve e saudável para a dieta
Cremoso, saboroso e o melhor de tudo: saudável. Este é o queijo cottage – que já faz parte da dieta de muitas pessoas, mas que também pode ser novidade para outras.
Ariane Longo, nutricionista clínica e fitoterapeuta da Gastro Obeso Center, explica que o cottage é um queijo de origem alemã. “É um tipo de queijo fresco, de coloração branca, forma grumosa (granular cremosa) e sabor leve, de produção simples, sem aditivos”, diz.
A nutricionista comenta que o cottage pode ser consumido puro ou com pães e torradas integrais. “Também fica muito bom combinado com frutas secas, como damasco, e em receitas como um cheesecake light, por exemplo”, destaca.
Confira todas as vantagens de incluir este queijo na sua alimentação e inspire-se com deliciosas receitas.
5 benefícios do queijo cottage para a saúde
Ariane explica que o queijo cottage é concentrado em proteínas e possui menos em sódio e gordura comparado a outros queijos. “Sua composição principal, em 100g aproximadamente, é: 100 kcal / 3g carboidratos / 11g proteínas/ 4g gorduras totais/ 100 mg cálcio”, elenca.
Leia também: 10 receitas de pudim Romeu e Julieta para os fãs desta combinação perfeita
Conheça os principais benefícios que este queijo oferece à saúde:
1. Promove saciedade: Ariane ressalta que, como é rico em proteínas, o queijo cottage promove saciedade, auxiliando quem segue uma dieta de emagrecimento.
2. Ajuda a combater a gordura corporal: a nutricionista explica que o cottage auxilia no controle da gordura corporal por ter uma quantidade baixa de gorduras e conter CLA (ácido linoleico conjugado), que controla o acúmulo de gordura abdominal.
3. É rico em cálcio: sendo rico em cálcio, o queijo cottage auxilia na manutenção da formação óssea em crianças, é importante para gestantes, na formação óssea do feto, e para mulheres na fase de menopausa, pelo risco de osteopenia/osteoporose.
4. Ajuda no ganho de massa muscular: a nutricionista explica que a principal proteína do cottage é a caseína, responsável pela saciedade e, como apresenta absorção prolongada, auxilia também no anabolismo (ganho) muscular.
Leia também: 11 receitas de panqueca de frango que beiram a perfeição
5. É versátil: além de poder ser consumido puro, o queijo cottage pode fazer parte de deliciosas receitas leves. Combina tanto com pratos salgados como doces. É saboroso e tem textura cremosa.
Assim, o queijo cottage pode ser considerado um grande aliado numa dieta para emagrecimento ou manutenção de peso.
Como fazer queijo cottage em casa
Embora o queijo cottage seja encontrado à venda na maioria dos supermercados e também em lojas de produtos naturais, há quem prefira fazê-lo em casa. Confira duas receitas:
Queijo cottage tradicional
Ingredientes:
- 1 litro de leite tipo A
- 90 ml de suco de limão
- 1 peneira forrada por gaze, fralda ou pano fino limpo
Modo de preparo:
Leia também: 20 receitas de omelete para enriquecer seu cardápio
- Aqueça o leite até ficar morno (entre 80 a 90 graus);
- Sem desligar o fogo, adicione 90 ml de suco de limão fresco;
- Mantenha a mistura aquecida no fogo baixo por 5 minutos;
- Retire do fogo e mexa levemente até que o leite comece a talhar;
- Depois de frio, despeje o leite na peneira forrada por uma gaze (fralda ou outro pano limpo bem fininho);
- Deixe descansar por uma hora;
- Depois disso, o queijo estará pronto!
Queijo cottage cremoso
Ingredientes:
- 1 receita de queijo cottage caseiro
- 1/4 de xícara (chá) de leite fervendo
- 1 colher (sopa) de manteiga derretida
- Sal a gosto
Modo de preparo:
- Coloque no liquidificador o queijo cottage, o leite fervendo e a manteiga derretida;
- Bata até que todos os pedacinhos do cottage se dissolvam e o creme fique liso;
- Acerte o sal (não coloque muito, se for preciso, coloque mais na hora de consumir);
- Leve à geladeira para esfriar por cerca de uma hora pelo menos.
O ideal é consumir o queijo cottage caseiro no máximo em uma semana, pois, como não tem conservantes, sua durabilidade é bem menor.
Queijo cottage ou ricota: qual o mais saudável?
Muita gente ainda confunde os dois tipos de queijos, mas é bom saber que eles são diferentes, especialmente no quesito sabor. O cottage tem textura mais cremosa do que a ricota e, na opinião da maioria das pessoas, é mais saboroso.
Porém, em termos de saúde, eles são mesmo parecidos. “Ambos são saudáveis, concentrados em proteína e com baixo teor de gordura. Recomendamos variar para evitar a monotonia da dieta”, explica Ariane.
Receitas com queijo cottage incríveis e saborosas
Você pode incluir com sucesso o queijo cottage em receitas salgadas e doces no seu dia a dia! Inspire-se com algumas sugestões:
1. Rolinhos de berinjela grelhada com cottage: para um jantar simples, saudável e gostoso. A receita rende para duas pessoas e você usará apenas berinjela, azeite, queijo cottage, sal, molho vermelho e queijo parmesão para gratinar.
2. Crepioca com queijo cottage: receita prática para o dia a dia. A crepioca fica parecida com uma omelete com gostinho de pão de queijo! E você precisará apenas de ovo, goma de tapioca, queijo cottage e uma pitadinha de sal.
3. Tomates recheados com cottage e manjericão: boa dica para um jantar leve e gostoso! O preparo não tem segredos. Além dos tomates e do queijo cottage, você usará apenas as folhas de manjericão, um pouco de sal e castanhas-do-pará.
4. Cheesecake com queijo cottage: uma versão de cheesecake um pouco mais econômica e leve, porém, não menos saborosa! Os ingredientes utilizados são biscoito doce, manteiga, nozes, cream cheese, leite condensado, queijo cottage, ovos, farinha e extrato de baunilha. A decoração é com geleia e frutas.
5. Crostini de pesto de ervilha e hortelã com queijo cottage: uma entrada elegante e cheia de sabor. A cor verde das ervilhas casa muito bem com o aroma da hortelã e do limão. Além disso, a receita é extremamente fácil, basta misturar tudo com um processador de alimentos ou então com um pilão.
6. Conchiglione recheado com queijo cottage e molho de atum: ideal para quando dá vontade de comer algo diferente no almoço ou jantar, mas você não quer exagerar. Apesar de ser uma massa, esta receita fica com um sabor leve e o cottage dá a cremosidade certa ao molho vermelho com atum.
7. Abobrinha recheada com cottage e shitake: a abobrinha é muito versátil e, nesta receita, garante um prato delicioso e leve, com poucas calorias, ideal para quem quer se manter firme na dieta!
8. Tortinha de frango com cottage e espinafre: receita fácil de fazer, mas um pouco demorada, porque você precisa preencher os ramequins com a massa antes de colocar o recheio. Mas é uma torta que vale a pena porque, além de gostosa, é leve, pois o recheio leva frango, cottage e espinafre. Pra ficar mais saudável, você pode ainda usar a farinha integral, se quiser.
9. Lasanha de beterraba e queijo cottage: trata-se de uma “falsa lasanha”, ideal para quando dá vontade de comer algo diferente sem perder o foco da dieta! A receita serve duas pessoas e é muito simples de fazer, vale a pena!
10. Grão-de-bico gratinado com cottage: boa dica para um jantarzinho de inverno, pois o prato fica quentinho, aromático e ao mesmo tempo delicado. Você pode servir como acompanhamento, como entrada ou até mesmo como prato único.
Contraindicações e alertas sobre o consumo
A nutricionista Ariane explica que há contraindicação do queijo cottage para pacientes que precisam controlar a ingestão de proteína animal (como, por exemplo, pacientes renais, hepatopatas, etc.) e/ou pacientes alérgicos à proteína do leite.
Em relação à quantidade diária para consumo do queijo cottage, Ariane destaca: “em geral, recomendamos a ingestão de 3 porções de produtos lácteos ao dia. Portanto, se esse consumo for concentrado nesse único derivado, recomendamos até 400g ao dia, fracionados nas refeições como café da manhã e lanches. Em colheres de sopa, a medida seria até 12 colheres ao dia”, orienta.
Para quem ainda não provou, fica a dica: vale a pena acrescentar o queijo cottage na dieta, pois ele tem uma textura ótima, sabor agradável, é leve e ainda faz bem para a saúde!