Data de Hoje
1 October 2024

Mais de 200 postos de gasolina em Salvador serão investigados

Na última semana, os motoristas baianos foram surpreendidos com mais um aumento de R$ 0,70 no preço da gasolina (que agora custa, em média, R$ 4,57). O valor elevado foi tão repentino nos postos da cidade que acionou o alerta do Ministério Público da Bahia (MP-BA), que, por sua vez, instaurou um processo administrativo para apurar se 40 postos de combustíveis de Salvador estão formando cartel.

Enquanto a investigação corre, fato é que todo motorista precisa recorrer ao posto para abastecer o carro no dia a dia. E o que resta a fazer é cuidar para evitar consumo desnecessário do combustível. Em conversa com o engenheiro mecânico Gildson Dantas, o veredito é que alguns itens podem passar despercebidos e influenciam diretamente no gasto da gasolina ou etanol. Nas pesquisas, o especialista registrou mais de 50 componentes que podem fazer a diferença na conta do combustível no final do mês. O engenheiro alerta ainda que “os procedimentos adotados para diminuir o consumo também ajudam a melhorar o desempenho do veículo, diminuir a emissão de poluentes, aumentar a vida útil do motor e reduzir os custos com manutenção”.

Componentes mecânicos que não estejam em boas condições podem provocar desperdício de combustível ao gerar resistências para movimentação das peças do motor ou do próprio veículo. Já os componentes elétricos não devem impedir ou atrapalhar a passagem da corrente elétrica, que deve chegar às velas com intensidade necessária para gerar uma centelha forte o suficiente para queimar toda a mistura ar e combustível.

E, claro, maus hábitos ao dirigir também podem ser responsáveis por um aumento significativo do consumo de combustível.

Veja a seguir o que pode provocar o aumento de consumo de combustível.